O Município do Funchal associa-se, mais uma vez, à Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (EWWR), que decorrerá entre hoje e o próximo sábado. Com o tema central ‘Liga o Valor, Desliga o Resíduo!’, a edição deste ano foca-se na gestão e prevenção dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), um fluxo de resíduos em rápido crescimento e de importância crítica para a sustentabilidade.
Leia a nota de imprensa da Câmara Municipal do Funchal:
“O objetivo da iniciativa é promover uma maior consciencialização ambiental e sensibilizar os cidadãos para a importância da gestão sustentável de recursos e resíduos. Os REEE, fundamentais para a vida moderna, contêm tanto materiais perigosos quanto recursos valiosos, incluindo matérias-primas essenciais. A correta recolha, tratamento e reciclagem são cruciais para prevenir riscos ambientais e de saúde, aumentar a eficiência dos recursos e apoiar a transição para uma economia circular, reforçando a autonomia estratégica da União Europeia.
Dados recentes indicam a urgência da questão: em 2022, foram recolhidas 14,4 milhões de toneladas de equipamentos elétricos e eletrónicos no mercado da UE, com uma média de 11,2 kg de REEE por pessoa. Este é o fluxo de resíduos com o crescimento mais rápido na Europa, aumentando cerca de 2% ao ano.
Programa com enfâse na ação
Para a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, a Câmara Municipal do Funchal organizou um programa diversificado com foco na redução, reparação e reutilização de equipamentos elétricos e eletrónicos, desenvolvendo os seguintes eventos:
• Ação de Sensibilização sobre a correta separação de resíduos: dirigida aos comerciantes do mercado de Natal em parceria com a Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura que se realiza no dia 24 de novembro na Casa Museu Frederico de Freitas.
• Visitas de Estudo à ETTRSU: durante a semana, escolas do município realizarão visitas à Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos Urbanos (ETTRSU), onde os alunos terão a oportunidade de conhecer o funcionamento das instalações, com uma abordagem específica ao tema dos REEE.
•Exposição e Sensibilização: Os trabalhos artísticos elaborados por escolas, instituições e utentes dos serviços municipais – cartazes de sensibilização ambiental criados a partir de resíduos recolhidos na campanha de limpeza – estarão patentes ao público no átrio da Câmara Municipal do Funchal de 24 a 28 de novembro.
• Conferência “Promover Uma Economia Circular”: A acontecer no dia 28 de novembro, na Sala de Assembleia da Câmara Municipal do Funchal, a conferência reúne as seguintes oradoras para debater o tema da economia circular:
Cláudia Sá (Direção Regional de Ambiente e Mar) abordará a “Gestão de REEE e Economia Circular”.
Alexandra Caldeira (DECO Madeira) falará sobre “O Papel do Consumidor na Economia Circular”.
Carolina Brederode (SocioHabita Funchal) apresentará a “Oficina e o Botão Solidário”.
• Reconhecimento de Voluntariado: O dia 28 de novembro será também dedicado à Campanha de Limpeza “World CleanUp Day - Limpar o Funchal do Mar à Serra”, que se realizou no dia 22 de outubro. Serão entregues certificados aos voluntários participantes e prémios aos vencedores do desafio de expressão plástica que se seguiu à campanha. Esta cerimónia conta com a presença da Vereadora do Ambiente, Paula Jardim Duarte.
• Ação Solidária: integrando as atividades da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, e com a colaboração das juntas de freguesia do município, decorre, de 24 de novembro a 15 de dezembro, a campanha de recolha de mantas e cobertores destinados aos animais do Canil Municipal do Funchal.
Com estas iniciativas, o Município do Funchal pretende inspirar toda a comunidade – autoridades, empresas, escolas e cidadãos – a repensar a sua relação com o consumo e o descarte correto, sublinhando o impacto ambiental, económico e social do consumo excessivo de dispositivos eletrónicos”