A Câmara Municipal do Funchal promove na próxima segunda-feira, dia 15 de junho, uma conferência dedicada à violência contra a pessoa idosa, no mesmo dia em que se assinala o Dia Mundial de Consciencialização desta problemática.
A iniciativa decorre pelas 14h30 na Sala da Assembleia Municipal do Funchal e enquadra-se na campanha internacional deste ano da WEAAD (World Elder Abuse Awareness Day), subordinada ao tema ‘Be Bold - Age with Attitude’ (Seja Ousado — Envelheça com Atitude).
A campanha de 2026 apela a uma nova visão do envelhecimento, combatendo o idadismo e a ideia de que envelhecer implica necessariamente perda de capacidades ou dependência.
Este projeto incentiva também as pessoas idosas a defenderem os seus direitos e a denunciarem situações de abuso, alertando ainda para os riscos de fraudes e burlas online que afetam de forma particular esta faixa da população.
A sessão de abertura será presidida pela vereadora Helena Leal, seguindo-se uma mesa-redonda com cinco convidados de diferentes áreas de intervenção, proporcionando uma reflexão multidisciplinar sobre os desafios e oportunidades do envelhecimento na atualidade.