MADEIRA Meteorologia

Funchal acolhe reunião do Programa de Cooperação Madeira-Açores-Canárias

Data de publicação
05 Junho 2024
14:48

O Funchal recebe esta quinta-feira, 6 de junho, uma reunião de trabalho do Programa de Cooperação Territorial Interreg MAC 21-27 (Madeira-Açores-Canárias).

Este programa visa desempenhar um papel importante na promoção da inserção regional das Regiões Ultraperiféricas (RUP) e na consolidação das relações de cooperação regional, com vista ao desenvolvimento económico sustentável e à estabilidade política.

A ampliação geográfica do programa no período 2021-2027, incluindo novos parceiros africanos, e as quatro grandes prioridades estratégicas: MAC Inteligente, MAC Verde, MAC Governação e MAC Mobilidade são alguns dos destaques do programa.

A primeira convocatória recebeu um elevado número de candidaturas ao programa.

Leia a nota de imprensa do Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM:

O Comité Diretor do Programa INTERREG VI-D MAC 2021-2027 realiza a sua primeira reunião no dia 6 de junho de 2024, no Funchal, Madeira. Este encontro marca o início oficial das atividades de implementação do programa, aprovado pela Comissão Europeia a 21 de setembro de 2022.

O Programa de Cooperação Territorial Madeira-Açores-Canárias tem-se consolidado como um instrumento importante para promover a inserção regional das Regiões Ultraperiféricas (RUP) nos seus espaços geográficos de referência. Esta iniciativa sublinha a importância das boas relações de vizinhança para impulsionar o desenvolvimento económico sustentável e reforçar a estabilidade política.

No período de programação 2021-2027, o INTERREG MAC ampliou a sua área geográfica, incluindo, além da Madeira, Açores e Canárias, sete países terceiros: Cabo Verde, Senegal, Mauritânia, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana e São Tomé e Príncipe. Este novo modelo de governação, aprovado em setembro de 2022, exige o envolvimento de pelo menos um parceiro africano em cada projeto. A cooperação baseia-se em interesses e valores partilhados, visando objetivos comuns em inovação, competitividade, transição ecológica, combate às alterações climáticas, mobilidade e governação.

O programa assenta em quatro grandes prioridades estratégicas: MAC Inteligente, MAC Verde, MAC Governação e MAC Mobilidade. Continuará a beneficiar de um apoio comunitário de 85%, com uma dotação FEDER global de 169,9 milhões de euros, dos quais 16,4 milhões de euros estão previstos para a Madeira. Esta verba destina-se a intervenções por entidades públicas e privadas da Região, em colaboração com os Açores, Canárias e os sete países africanos.

A primeira convocatória, aberta entre outubro e novembro de 2023, com uma dotação de 7,6 milhões de euros para a Madeira, recebeu um total de 135 candidaturas das quais 102 tinham participação de entidades da Madeira, solicitando um apoio comunitário de 47,7 milhões de euros, demonstrando o sucesso e a importância do programa para a Região. As candidaturas estão em análise, prevendose a decisão na reunião do I Comité Diretor do Programa na Madeiraque contará com a presença da Comissão Europeia, dos Estados Membros e dos países africanos.

Esta reunião, que decorre no Pestana Casino Park Hotel, no Funchal, iniciar-se-á às 9:00h com abertura dos trabalhos pelo Secretário Regional das Finanças que tutela os fundos europeus na RAM, seguindo-se a constituição do Comité de Direção que deverá proceder à aprovação do seu regulamento interno e o desenvolvimento dos trabalhos previstos sobre a admissibilidade, a avaliação e a seleção dos projetos apresentados na primeira convocatória do programa.

A seguir, realizar-se-á também a terceira Reunião do Comité de Acompanhamento do Programa, que deverá ratificar as decisões de aprovação dos projetos adoptadas pelo Comité Director e na qual serão também discutidas as próximas etapas da execução dos projetos aprovados, a aprovação do projeto estratégico ATLANTE e questões relativas à assistência técnica do programa.

Na parte da tarde, decorrerão visitas a projetos financiados pelo INTERREG MAC 14-20, apresentando-se resultados concretos da aplicação dos fundos europeus baseados em interesses e valores partilhados.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas