MADEIRA Meteorologia

Francisco Gomes expõe alegado escândalo de lavagem de dinheiro paquistanês

Data de publicação
24 Agosto 2025
10:49

O deputado Francisco Gomes denuncia que Portugal está a ser utilizado por milhares de burocratas paquistaneses para lavar milhões de euros obtidos através de corrupção e atividades ilícitas.

Segundo o parlamentar, estas operações passam pela aquisição de propriedades no país, não apenas para investir dinheiro de origem criminosa, mas também para obter nacionalidade portuguesa, permitindo, se necessário, uma fuga a acusações e processos judiciais que possam enfrentar no Paquistão.

O deputado do Chega alerta que este é “um dos maiores escândalos de corrupção” da atualidade e que o mesmo continua a acontecer “à vista de todos”. Francisco Gomes afirma que a comunicação social portuguesa permanece em silêncio e que as autoridades nacionais não estão a tomar medidas eficazes para travar a entrada de dinheiro que diz ser “sujo e corrupto” no território nacional com o objetivo de obter nacionalidade.

O parlamentar também afirma dispor de informações que indicam que entre sete mil e onze mil burocratas paquistaneses já concretizaram este tipo de operações.

“É inaceitável que Portugal esteja a ser transformado num paraíso para corruptos internacionais. Estamos a falar de milhares de indivíduos que compram casas com dinheiro sujo e garantem passaporte português para escapar à justiça. O silêncio das autoridades e da comunicação social é cúmplice desta vergonha nacional!”, disse Francisco Gomes, deputado na Assembleia da República.

Francisco Gomes salienta que a gravidade do caso não se limita ao impacto económico, mas envolve o que diz serem riscos para a segurança nacional. Nesse sentido aponta que, segundo as informações que dispõe, muitos dos burocratas paquistaneses envolvidos no esquema poderão estar ligados a movimentos radicais islâmicos.

Para Francisco Gomes, a conjugação de corrupção de alto nível com potenciais ligações a redes extremistas cria um cenário explosivo que não pode ser ignorado pelas autoridades nacionais.

“Não estamos apenas a permitir que dinheiro corrupto entre no país. Estamos também a abrir a porta a redes radicais que representam uma ameaça à segurança nacional. Este caso é grave demais para ser ignorado e exige ação por parte do governo português, que confio que já esteja na posse de alguma desta informação”, apontou.

O Chega considera que o escândalo da alegada lavagem de dinheiro paquistanês revela ainda mais fragilidades nos mecanismos de verificação da origem dos investimentos estrangeiros em Portugal. Também por isso, o partido defende a revisão das regras que permitem a aquisição de nacionalidade através de investimento imobiliário e a criação de um sistema de rastreio rigoroso para impedir que Portugal seja usado como refúgio para criminosos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas