MADEIRA Meteorologia

Francisco Franco oferece 33 clubes, núcleos e projetos

Data de publicação
06 Fevereiro 2026
9:54

A Escola Secundária de Francisco Franco disponibiliza ao longo deste ano letivo 33 clubes, núcleos e projetos, nas áreas da Cidadania, das Artes e Cultura, da Ciência e Tecnologia e da História e Património, que procuram responder a diferentes interesses, talentos e curiosidades dos alunos.

Em comunicado, a Francisco Franco é muito mais do que o espaço das aulas. Os quase dois mil alunos, se quiserem, encontram na escola um lugar de participação, descoberta, criatividade e construção de competências essenciais para o seu percurso pessoal, académico e profissional.

A participação nas atividades dinamizadas nos diversos clubes, núcleos e projetos permite aos estudantes desenvolver competências sociais, científicas, artísticas e digitais; trabalhar em equipa e assumir responsabilidades; aplicar conhecimentos a situações reais; enriquecer o percurso escolar e o currículo pessoal e participar ativamente na vida da escola.

Na área da Cidadania, a Francisco Franco oferece aos seus alunos 12 clubes, núcleos e projetos, a saber: Escola Azul; Escola Embaixadora do Parlamento Europeu; Stop Bullying; Banco dos Afetos; Parlamento dos Jovens; Clube Europeu; Projeto UNESCO; Projeto Além Escola; Projeto Pedagogia Sistémica; Clube de Inglês; eTwinning e LIS (Laboratório de Investigação Social).

Já no domínio das Artes e Cultura, os estudantes podem frequentar o Clube de Dança; Clube de Imagem; Núcleos de Desenho e Artes Plásticas; Núcleos de Música; Oficina de Teatro Corpus; PNC (Plano Nacional de Cinema); Projeto ‘Dança... e Sente’; Projeto Palavras com Alma; Rádio FF e AE e Revista Leia FF.

No âmbito da História e Património são seis os clubes, núcleos e projetos que os estudantes ‘da Francisco Franco’ podem frequentar: Clube de Ecologia Barbusano; Clube de História; Eco Escolas; Projeto Cronos; Projeto de Recriação Histórica – História ao Vivo e Projeto Wild (Wonder, Imagination, Love, Devotion).

Finalmente na vertente da Ciência e Tecnologia, os alunos podem participar em iniciativas que permitem experimentar e resolver problemas reais; construir projetos tecnológicos e aprofundar conhecimentos científicos de forma prática, frequentando, por exemplo, o Clube de Física e Química; o Clube de Segurança Cibernética; o Clube de Jogos Matemáticos; o Projeto de Robótica – SPAR e o Projeto Francisco Franco PC Help Center.

Helena Lino é a professora coordenadora de todas estas atividades de enriquecimento curricular na Escola Secundária de Francisco Franco.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Farmacêutico Especialista
4/02/2026 08:00

Somos confrontados diariamente com a realidade da vida, a sua fragilidade, com a existência de um trajeto finito temporalmente.

As notícias são profícuas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas