O Centro de Estudos de História do Atlântico - Alberto Vieira (CEHA-AV) acolhe amanhã, dia 17 de novembro, entre as 11 e as 19 horas, o Seminário 'Fotografia, Cinema: As Artes do Colonialismo', que incluirá uma exposição, uma mesa-redonda e a projeção de um documentário.
Trata-se de um evento organizado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira / Centro de Estudos de História do Atlântico - Alberto Vieira (CEHA-AV), em parceria com a Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra e a EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (Lisboa).
A sessão de abertura, que terá lugar às 11 horas, contará com a presença do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, e da Diretora do Padrão dos Descobrimentos, Margarida Kol de Carvalho.
Depois da abertura, será apresentado o catálogo da exposição 'Visões do Império', na sua primeira itinerância após permanência no Padrão dos Descobrimentos, entre maio e dezembro de 2021. A itinerância desta exposição é promovida no quadro de uma parceria entre a SRTC/DRABM, a EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (Lisboa) e o Padrão dos Descobrimentos. A exposição será apresentada na nova sala de exposições do CEHA-AV e incluirá uma visita orientada pelos curadores Miguel Bandeira Jerónimo e Joana Pontes.
A sessão terá continuidade pelas 14h30, com a mesa-redonda votada ao tema 'Artes do Colonialismo. A Fotografia, o Cinema e a Arte Contemporânea na (Re)Construção Crítica da História e da Memória'.
O programa culminará às 17h00, com a projeção do filme 'Visões do Império' (93'), comentado pela realizadora, Joana Pontes, e por Miguel Bandeira Jerónimo.
O seminário tem entrada gratuita, mas carece de inscrição prévia junto do Centro de Estudos de História do Atlântico - Alberto Vieira (CEHA-AV), através do email ceha@madeira.gov.pt .
Daniel Faria