MADEIRA Meteorologia

Fórum Machico assinala 20 anos com programa comemorativo no dia 6

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
03 Outubro 2025
14:10

O Fórum Machico, sob tutela da Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento, assinala no neste mês de outubro, os seus 20 anos de existência. Projetado pelo arquiteto José António Paradela, o espaço afirmou-se como um dos principais polos culturais da Região, acolhendo centenas de eventos que dinamizam a vida cultural, social e económica do concelho.

Para assinalar a efeméride, segundo dá conta a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, em nota de imprensa, terá lugar no dia 6 de outubro, a partir das 18h30, um programa comemorativo de entrada livre, que contará com a colaboração de diferentes instituições, utilizadores e parceiros deste equipamento cultural. O programa inclui dança contemporânea, recital de bandolim, música filarmónica e declamação de poesia, bem como a inauguração de uma exposição fotográfica.

“Espaço ímpar na oferta cultural e social da Região, o empreendimento registou um crescimento expressivo no número de eventos realizados ao longo dos últimos seis anos, passando de 73 eventos em 2019 para um total de 594 em 2024. Sendo que a previsão para 2025 será de mais de 600 eventos. Esta evolução representa um aumento significativo e evidencia a crescente valorização da cultura pela população local e visitantes. Este dinamismo cultural reflete-se, também, nos seus resultados económicos”, lê-se na missiva.

Para Élia Ribeiro, presidente do Conselho de Administração das Sociedades de Desenvolvimento, o Fórum Machico representa “uma mais-valia inquestionável para a comunidade local, mas também para todos aqueles que visitam Machico, sejam artistas, promotores de eventos, espetadores ou agentes culturais. Trata-se de um espaço agregador, que proporciona condições de excelência para a criação artística, para a partilha de conhecimento e para o acesso à cultura, promovendo um verdadeiro envolvimento entre os públicos e as diversas expressões culturais e criativas”.

Refere, também, que “a sustentabilidade e a eficiência energética são uma prioridade e por isso, foi desenvolvido, recentemente, um projeto de modernização das infraestruturas técnicas do Fórum, com vista à melhoria do desempenho ambiental do edifício.” Este projeto, comparticipado pelo FEDER e programa Madeira 14-20, contemplou a instalação de um sistema fotovoltaico para produção de energia renovável, a substituição dos sistemas de iluminação por tecnologia LED e a implementação de um sistema inteligente de gestão e controlo, e desta forma, possibilitou a monitorização e otimização dos consumos energéticos dos sistemas de aquecimento, arrefecimento, iluminação (interior e exterior) e elevadores desta infraestrutura.

O Fórum Machico dispõe atualmente de um auditório com 458 lugares, uma sala polivalente com capacidade para 50 pessoas, duas salas multiusos, biblioteca, zona de restauração, espaços comerciais e parque de estacionamento com 107 lugares.

Com duas décadas de serviço à comunidade, o Fórum Machico renova o seu compromisso com a cultura, a sustentabilidade e o desenvolvimento local, mantendo-se como um espaço de referência para artistas, públicos e promotores culturais.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação e Mestrado em Gestão
24/12/2025 20:00

No Natal, cuidar é o maior presente, mesmo quando todos desembrulham os seus. Enquanto muitos preparam a mesa, há quem prepare o coração para cuidar, mesmo...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas