MADEIRA Meteorologia

Formação chegou a mais de meio milhar de ajudantes domiciliárias

Data de publicação
10 Dezembro 2025
9:08

Os cuidados centrados na pessoa idosa foram o tópico central de uma formação promovida esta terça-feira pela Associação Causa Social, que chegou a 520 ajudantes domiciliárias.

Na tarde de ontem, no auditório do Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM), foram entregues os últimos 115 certificados, numa cerimónia presidida pela Secretária Regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido, e que contou com a presença da presidente do ISSM, Nivalda Gonçalves, da presidente da Causa Social, Maria Martins.

Na cerimónia, marcaram também presença os responsáveis por ministrar esta formação assente em quatro módulos centrais: cuidados de higiene e conforto, mobilidade e transferências, demências e princípios básicos do cuidar, cuidados centrados na pessoa idosa e contexto, desafios, prática profissional e ética profissional.

Em dia de celebração, Paula Margarido enfatizou a importância do trabalho das ajudantes domiciliárias, garantindo que o Governo Regional está a trabalhar empenhadamente no reforço das condições salariais para estas profissionais, através da Convenção Coletiva, um compromisso assumido pela secretária regional desde o início do seu mandato.

“Vocês são a luz na vida de todos aqueles que cuidam, com carinho, com afeto e também com os conhecimentos que adquirem em formações como esta que agora concluíram”, sublinhou a governante.

A cerimónia encerrou com uma mensagem de reconhecimento às IPSS envolvidas, ao ISSM e aos formadores, reafirmando que “o futuro dos cuidados na Madeira constrói-se com qualidade, humanidade e compromisso”, numa área onde o trabalho conjunto “faz toda a diferença na vida dos idosos acompanhados diariamente”.

De referir que esta formação, iniciada em outubro, reuniu profissionais do ISSM e de várias instituições, como o Centro Social Paroquial de São Bento, a Santa Casa da Misericórdia da Calheta, o Centro Social Paroquial da Graça, o Centro Social Paroquial de Santo António e a ASC Solidária.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas