No próximo dia 27 de agosto, decorrerá no Pico dos Barcelos, freguesia de Santo António, a partir das 17h00, a edição experimental de um certame de divulgação do produto de fruticultura denominado Festival Frutícola.
O evento, organizado pela Casa do Povo de Santo António, pretende dar continuidade às atividades do primeiro setor nesta freguesia destacando-se a importância dos frutos, principalmente aqueles com caroço (nêsperas, ameixas, etc.) e que ainda não tem grande valor comercial.
Esta edição, em formato de um dia, contará com um debate ‘conversas frutícolas’ com os oradores Joaquim Leça e Pedro Lima e o moderador/comentador Manuel Neto. Será um momento demostrativo que o fruto pode ser utilizado na alimentação humana, em fresco ou processado e derivados, contando com a presença do chef executivo Nazário Serrão. O rol de animação contempla ainda várias dinâmicas culturais, tradições, populares e entretenimento com o Grupo Folclórico do Centro Cultural de Santo António, Fados - Associação de Fado da Madeira e o cantor Miro Freitas.
Como não poderia deixar de ser, haverá também uma área de comes e bebes e venda de frutas e plantas, para além da promoção do convívio entre gerações.
A apresentação do certame é responsabilidade do técnico da SRADR, Carlos Pereira.
A organização indica ainda que estará a funcionar um serviço de transporte gratuita limitado ao território da freguesia de Santo António, através do contato 935 646 729.
Esta iniciativa tem o apoio do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural e Junta de Freguesia de Santo António.