O Podes – Festival Português de Podcasts regressa em 2026 com o objetivo de celebrar a criatividade e qualidade do panorama dos podcasts em Portugal. A sétima edição terá lugar a 8 de Fevereiro em Lisboa, e culmina com a entrega dos Prémios Podes, galardões que reconhecem os melhores podcasts produzidos ou dirigidos ao público português ao longo de 2025.
A organização do festival vai anunciar os nomeados aos prémios Podes 7 na terça-feira, dia 3 de fevereiro, num evento com transmissão em direto a partir do Museu de Eletricidade – Casa da Luz, no Funchal. O anúncio, habitualmente realizado em Lisboa, decorre este ano na Madeira, reforçando a aposta do festival na descentralização do setor dos podcasts em Portugal.
“O festival Podes teve um papel importante no crescimento dos podcasts em Portugal, e confiamos que trazer o tema ao Funchal ajude a fortalecer a comunidade de criadores e ouvintes de podcasts na Madeira”, afirmou Márcio Barcelos, diretor do Festival Podes, citado em comunicado.
O anúncio dos nomeados está integrado numa mesa redonda dedicada à realidade dos podcasts na Região Autónoma da Madeira, que reunirá profissionais das áreas da comunicação, áudio, imprensa e cultura, e irá abordar casos de sucesso regionais, desafios do meio e o seu potencial de crescimento.
A mesa redonda contará com a presença de Miguel Guarda, radialista e diretor da rádio Jornal da Madeira; Rubina Xavier, comunicadora e ex-Diretora Regional da Cultura; Gabriela Magalhães, em representação do podcast Aula Extra, recentemente distinguido com a Menção Honrosa na categoria Podcast Corporativo do Grande Prémio APCE 2025. A moderação será de Márcio Barcelos, diretor do festival Podes.
Este evento no Funchal surge como um side-event do Festival Podes e enquadra-se numa estratégia de valorização do ecossistema de podcasts fora dos grandes centros urbanos, promovendo o encontro entre criadores, público e agentes culturais.
A sessão é gratuita e aberta ao público, limitada à lotação do auditório. O anúncio dos nomeados está previsto para as 18h30, com transmissão online em podesfestival.pt.