MADEIRA Meteorologia

Festival de Teatro Ambiental voltou ao Jardim Municipal Funchal para celebrar a Terra

Data de publicação
19 Abril 2024
15:51

A Câmara Municipal do Funchal, através do Departamento de Ambiente - Unidade de Sensibilização Ambiental, deu palco à 2.ª edição do Festival de Teatro Ambiental “Atitude verde por um planeta saudável”.

Este evento, de carácter intergeracional e amador, desafiou alunos de escolas, utentes de centros comunitários e outras instituições do Funchal a criarem peças teatrais originais e criativas com a temática ambiental.

À semelhança da 1.º edição, há o pressuposto da reutilização de materiais na confeção dos adereços e figurinos, promovendo assim a sustentabilidade do evento.

Segundo a vereadora do Ambiente Nádia Coelho, mais do que uma competição, o Festival de Teatro Ambiental é um momento de consciencialização.

O Festival de Teatro Ambiental não tem carácter competitivo. O seu principal objetivo é promover a produção teatral como ferramenta de sensibilização ambiental, estimulando a criatividade, o trabalho em grupo e o diálogo entre gerações.

Através da representação teatral, pretende-se consciencializar o público para a importância da preservação do ambiente e da adoção de práticas sustentáveis, com destaque para a reutilização de materiais, como já referido.

Celebração da Terra com a comunidade

Aproveitando as comemorações do dia Mundial da Terra que se celebra a 22 de abril, este evento permitiu também a que os mais de 800 espetadores tenham tido a oportunidade de assistir a peças teatrais criadas por alunos do Colégio do Marítimo, Escola Básica do 1.º Ciclo do Pré-Escolar de São Martinho, Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia, Escola Básica com Pré-Escolar de Santo António e Curral da Freiras, e pelo Grupo de Teatro “O Moniz - Carlos Varela” da Escola Secundária de Jaime Moniz.

Para além das escolas, o festival contou também com a participação de utentes da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal - Garouta do Calhau e do Centro Comunitário das Cruzes - Sociohabita Funchal.

Um total de 130 alunos, acompanhados por 7 professores, deram vida a este espetáculo único, num evento que promete ser uma verdadeira celebração do Planeta Terra, do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, sob o lema “Pensar global, agir local”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas