MADEIRA Meteorologia

Festa da Flor: Funchal reforça limpeza e recolha de resíduos

Data de publicação
30 Abril 2025
17:58

Na antecâmara da Festa da Flor 2025, a Câmara Municipal do Funchal anuncia que a limpeza urbana do centro da cidade será reforçada, “de modo a garantir que todos os espaços de festejos estejam constantemente limpos todos os dias da semana”.

Isso mesmo deu conta vereadora Nádia Coelho, à margem da visita que efetuou à Avenida Arriaga, onde se ultimam os preparativos para as festividades da Festa da Flor.

Para a Festa da Flor, haverá reforço do número de contentores (118) que serão distribuídos pela zona centro da cidade com o objetivo de minimizar a deposição indevida de resíduos pelo chão, nomeadamente:

- Avenida Arriaga/Largo da Restauração, colocação de 38 contentores (11 embalões, 2 papelões, 2 vidrões e 23 contentores para resíduos indiferenciados);

- Avenida do Mar/Avenida Sá Carneiro, colocação de 80 contentores (34 embalões, 3 papelões, 3 vidrões e 40 contentores para resíduos indiferenciados);

Após o cortejo da Festa da Flor, haverá a habitual operação de limpeza, incluindo a varredura, desinfeção, recolha dos resíduos e recolha dos contentores.

Para além do troço onde decorrem o cortejo (Avenida Sá Carneiro e Avenida do Mar), também serão mantidos limpos todos os espaços do centro do Funchal, onde irão decorrer os restantes festejos, nomeadamente a Avenida Arriaga, a Praça da Restauração e a Praça do Município, onde será montado o Muro da Esperança.

Deste modo, para a operação de limpeza foram convocados os seguintes meios:

Durante o dia do Cortejo Alegórico, 4 de maio, está assegurada a limpeza constante da cidade com equipas de trabalhadores a circular entre a população para recolher resíduos abandonados (copos, garrafas, guardanapos, etc.) e as papeleiras mais cheias.

Para a limpeza após o cortejo, ou seja, entre as 15:00 e as 22:00 estarão de serviço cerca de 62 trabalhadores e cerca de 15 viaturas tais como auto-varredouras, mini-viaturas; viaturas de caixa aberta e viaturas de recolha de resíduos.

Finalmente, uma referência para o funcionamento dos sanitários públicos nesta época, que irão ter um horário adaptado, nomeadamente os sanitários públicos do Largo da Restauração que estarão abertos de domingo a quinta-feira das 08:00 às 00:00 e sextas-feiras e sábados das 08:00 às 01:00.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas