A Fazenda Sá, hoje inaugurada, conta com 20 mil metros quadrados e está situada na Nazaré, em São Martinho.
O espaço prepara-se para receber visitantes e operadores turísticos num circuito que combina agricultura tradicional e inovação.
Jorge Cipriano Sá, o responsável pelo espaço destaca que o espaço “tem banana, cana, vinha, árvores de fruta, animais e, mais recentemente, o café, que ocupa 50% da área”.
O projeto nasceu “do entusiasmo” entre pai e filho, que foram recuperando o antigo terreno baldio e descobrindo condições ideais para a plantação de café. Hoje, controlam todo o processo, “da plantação à torrefação e venda”, com parcerias como a do restaurante Michelin Galo D’Oro, que utiliza exclusivamente o café da casa.
As visitas serão limitadas a grupos de 25 pessoas. Os horários na parte da manhã são às 10h ou às 12h respetivamente, e na parte da tarde às 15h ou às 17h, no fim de semana a fazenda estará aberta ao sábado, durante a manhã com o horário das 10h ou 12h. No que toca a custos, as crianças até aos 6 anos não pagam, dos 7 aos 18 anos pagam 8 euros e os adultos pagam 15 euros.
O objetivo é mostrar “memórias e tradições, os animais, as culturas tradicionais e o café como algo inovador”, concluiu Jorge Cipriano Sá.