MADEIRA Meteorologia

"Faltam estratégias locais para prevenir o empobrecimento", diz Edgar Silva

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
08 Novembro 2022
14:14

A CDU esteve em reunião com o presidente da AMRAM - Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira, Pedro Calado, no âmbito da nova iniciativa da CDU, intitulada ‘Empobrecer’, em que, entre outros aspetos, foram abordadas estratégias locais de prevenção do empobrecimento.

No final desta reunião, Edgar Silva afirmou que para a CDU "o empobrecer é, cada vez mais, uma realidade vivida pelos não pobres, por tantas pessoas que nunca viveram na pobreza, mas que, no atual contexto de agravamento das condições de vida, são centrifugadas para o universo do risco de pobreza".

Com a AMRAM, segundo a CDU, "foram abordadas algumas das causas estruturais do atual processo de empobrecimento, designadamente, a desvalorização do trabalho, os baixos salários e a precariedade, que contrastam com o exponencial aumento do custo de vida".

De acordo com Edgar Silva, "um dos problemas a que os Municípios precisam de dar resposta política é ao nível das políticas ativas de promoção de habitação - no que é um dos fatores que estão a agravar as dinâmicas de empobrecimento de largas faixas populacionais. Outro dos vetores de intervenção municipal é o da definição de estratégias locais de prevenção do empobrecimento".

No que se refere à necessidade de medidas no sector da habitação, Edgar Silva partilhou que o presidente da AMRAM referiu que se justificam "medidas de apoio do Estado no acesso à habitação, em particular, no que diz respeito ao crédito bonificado para o direito à casa e ao crédito bonificado jovem, para garantir a primeira habitação, assim como outro desempenho social por parte da Caixa Geral de Depósitos".

Para a CDU, disse Edgar Silva, "importa criar condições para a definição de estratégias locais para prevenir o empobrecimento. É que as realidades locais assim o exigem e as especificidades locais assim o reclamam". Adiantou ainda que "a pertinência do "local justifica-se pelas especificidades dos territórios. Se existem causas estruturais do empobrecimento que está em curso na sociedade, a territorialidade, as particularidades do território, se devidamente contempladas, garantem maior eficácia preventiva quando assentem no foco da intervenção preventiva mais próxima, com enfoque mais circunscrito e local. E essa é uma possibilidade de iniciativa dos Municípios. Daí que para a CDU se justifiquem, mais ainda do que medidas de assistencialismo social, estratégias de prevenção local do empobrecimento".

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que um animal seja alvo de um voto de pesar na Assembleia Legislativa da Madeira?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas