Entre dia 20 e 22 de novembro a Madeira será palco do denominado exercício DRONEX 22, que juntará vários drones na costa norte da Região, mais concretamente entre Santana e Porto Moniz.
Segundo informa o Comando Operacional da Madeira (COM) uma nota enviada à redação, serão simulados vários cenários para utilização dos sistemas aéreos não tripulados na recolha e partilha de imagens da costa norte, sendo a primeira vez que drones de categorias diferentes operam em simultâneo na mesma área.
Toda a informação recolhida será enviada e processada no Centro de Operações do COM, a partir de onde será coordenado todo o exercício, sendo esta a primeira vez que serão utilizados vários drones a transmitir imagens para o mesmo local simultaneamente.
"O principal objetivo do DRONEX é testar a interoperabilidade de drones de diferentes classes a contribuir para um objetivo comum, estando prevista a utilização de oito drones: cinco do Comando Operacional da Madeira, dois da Esquadra 991 da Força Aérea Portuguesa e um do Centro de Informações e Segurança Militar", pode ler-se na mesma nota.
Também participam em parte do exercício quatro drones da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI), para recolher imagens que complementam as dos outros drones.
O Serviço Regional de Proteção Civil, e as zonas Militar e Marítima da Madeira estão também envolvidas no Dronex22.
De destacar ainda que, aproveitando a presença de sistemas aéreos não tripulados de várias classes, e tendo como mote "o voo de drones na Madeira, desafios e oportunidades", vai decorrer no dia 20 de novembro um "encontro" nas instalações do Comando Operacional da Madeira.
Este momento visa não só a confraternização, mas também a troca experiências e conhecimentos entre operadores, estando prevista uma exposição estática dos drones militares que participam no exercício e uma demonstração de capacidades. O encontro decorre entre as 10 horas e as 14 horas.
Redação