Cumpriu-se hoje a agenda da delegação do Parlamento Europeu que está na Madeira para efetuar uma avaliação em duas frentes, mormente no âmbito da aplicação de verbas do PRR, e também para aquilatar dos reais impactos dos incêndios, dos últimos anos.
Tratam-se elementos da Comissão das Petições (PETI) do Parlamento Europeu, numa missão que é liderada pelo presidente da Comissão das Petições, Bogdan Rzońca, eurodeputado polaco, e agrega ainda a francesa Virginie Joron, o húngaro Gordan Bosanac e o polaco Dariusz Joński.
O madeirense Sérgio Gonçalves acompanha o decorrer dos trabalhos, como membro convidado.O dia começou, então, com uma reunião com Manuel Filipe, presidente do Instituto das Florestas, que depois acompanhou a comitiva à zona do Paul da Serra, precisamente para verificaram, no terreno, os estragos causados pelos fogos.
Já pela tarde, no foco esteve a habitação, cabendo a Pedro Rodrigues, secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, especificar aquilo que vai sendo edificado em matéria habitacional, num exercício que contemplo vistas a projetos em execução e já concluídos, em Câmara de Lobos.
Mas à tardinha, o compromisso foi indoor, primeiro num encontro com o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e depois com os secretários regionais que tutelam as áreas alvo de revista. Ou seja, Eduardo Jesus (Ambiente), Micaela Fonseca de Freitas (Proteção Civil) e, outra vez, Pedro Rodrigues (Habitação) juntaram-se no salão nobre do Governo, na Avenida Zarco, aí efetuando um ponto de situação.
A visita fica amanhã concluída, com uma deslocação às instalações do Serviço Regional de Proteção Civil, pelas 9h30, e respetiva reunião com o presidente Richard Marques. O ato final dá-se no Hotel Vila Galé, em Santa Cruz, com uma conferência de imprensa de balanço, cujo início está agendado para as 11h30. O regresso a Bruxelas inicia-se pelas 14h30.