MADEIRA Meteorologia

Estratégia Alimentar do Funchal lançada há um ano já chegou a mais de 10 mil pessoas

Data de publicação
23 Setembro 2024
17:31

Decorreu hoje, no Largo da Restauração, a sessão de abertura da IV Semana da Alimentação, com a presença de várias entidades públicas e privadas.

A vereadora com o pelouro da Educação, da Saúde e do Social, Helena Leal, apresentou os resultados da Estratégia Alimentar do Funchal, a SEMEAR, lançada há um ano. A Estratégia delineada para quatro anos tem por objetivo “criar condições para que todos tenham uma alimentação mais saudável, sustentável e inclusiva”.

Helena Leal destacou que a SEMEAR já chegou a mais de 10 mil pessoas, o que é um número “altamente significativo”. Foram desenvolvidas diversas atividades sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis junto da comunidade em geral.

A autarca sublinhou que o Município do Funchal assume um “grande compromisso” com a educação, com a sustentabilidade, com a inclusão, com o trabalho em rede e com o comércio local.

Em relação ao compromisso com a educação realçou as ações sobre literacia alimentar que têm sido desenvolvidas, bem como o FunLab- Centro de Ciência Experimentais, concebido em parceria com a Isoplexis –Universidade da Madeira e que já abrangeu mais de 4 mil crianças.

Entre outros eventos promovidos, salientou ainda a realização de showcookings com a participação de mais de mil pessoas e a elaboração de um livro de receitas saudáveis e acessíveis a todos.

“Queremos que a SEMEAR constitua uma ferramenta essencial para semear conhecimento, proporcionar experiências, ajudando à mudança de hábitos dos nossos munícipes”, reforçou.

Helena Leal deixou um agradecimento às diversas entidades públicas e privadas que estão envolvidas no projeto, uma parceria que considera fundamental para a concretização dos objetivos definidos.

Um agradecimento igualmente reforçado pela presidente da Câmara Municipal do Funchal.

Cristina Pedra enalteceu o trabalho de sensibilização e de muita proactividade feito pelos diversos departamentos da autarquia, em pareceria com outras entidades, sublinhando que 10% da comunidade funchalense já foi abrangida pelo projeto e que envolveu todas as freguesias e escolas.

A autarca garante que o atual executivo está empenhado numa estratégia que incentive ao desenvolvimento de estilos de vida mais saudáveis, lembrando que o projeto representa um investimento de 400 mil euros. “É o melhor legado que podemos deixar para o futuro”, afirmou.

Destacou ainda que a politica da autarquia insere-se numa ótica da inclusão, lembrando a este propósito as 75 hortas que foram criadas nos bairros de habitação social do Município do Funchal.

A IV Semana da Alimentação promovida pelo Município do Funchal assinala o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar celebrado, anualmente, a 29 de setembro. Cristina Pedra considera “escandaloso” o desperdício alimentar que existe no mundo, garantindo que a CMF tem priorizado uma literacia que começa com os as crianças, realçando que a escola tem um papel fundamental para criar as condições das futuras gerações.

Após a sessão de abertura, seguiu-se o showcooking com o Grupo Kampo by Chef Júlio Pereira a par da atividade educativa dinamizada pelo Centro Isoplexis da Universidade da Madeira.

O programa é repleto de atividades, palestas, workshops e showcookings dedicadas à temática da alimentação saudável e sustentável. O objetivo, referiu a autarca, é criar uma mostra do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município, em parceria com várias entidades públicas e privadas, ao nível da promoção de estilos de vida mais saudáveis e seguros.

Na Avenida Arriaga encontra-se um Mercadinho Saudável e Sustentável com a participação de produtores/comerciantes locais, nomeadamente Lifespice, a AJAMPS, a Madeira Island Pearls, a Quinta Palmeira, a Vantastic, a Bakery Zero, a VegMadeira, Veganaria. A Placa Central acolhe ainda o Espaço Saúde onde decorrem rastreios e ações de sensibilização que incentivam aos estilos de vida saudável.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas