A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura - UNESCO, decretou, em 2002, que na terceira quinta-feira do mês de novembro (portanto, amanhã, dia 17), se soleniza o Dia Mundial da Filosofia.
Assim, terá lugar, pelas 15:15h, na Sala de Sessões da Escola Secundária de Francisco Franco, a projeção de dois documentários ("Um Comboio chamado desejo - RTP, Programa Linha da Frente; e "Blue Wings" - Alie Blue - Guardía Costiera), seguido de debate com alunos, relativos a um proeminente tema/problema da atualidade: os migrantes e refugiados.
A questão dos refugiados e das pessoas deslocadas na Europa - e no mundo -, que no ano de 2021 ultrapassou os 82,4 milhões, ou seja, certamente hoje um número bem superior devido à Guerra na Ucrânia -, constitui um dos assuntos mais complexos com que a comunidade internacional se defronta.
O tema é objeto de vários e intensos debates na União Europeia (UE), assim como nas Nações Unidas (ONU) e outros fóruns internacionais, os quais continuam a procurar meios mais eficazes para proteger e prestar assistência a estes grupos de cidadãos particularmente vulneráveis.
O problema é pluridimensional e global, disso não há dúvidas! E a solução a adotar também terá de ser globalizante e deverá contemplar todos os aspetos do problema, começando pelas causas dos êxodos das populações até à elaboração das respostas que se mostrem necessárias para abranger o conjunto de situações relacionadas com os refugiados/migrantes.
Assim, no Dia Mundial da Filosofia, o Grupo disciplinar de Filosofia da Escola Secundária de Francisco Franco propõe, com os alunos, efetivar uma análise/reflexão sobre algumas das causas das deslocações de populações na atualidade - invariavelmente ligadas a violações dos direitos humanos - e quais as "estratégias" que podem ser implementadas que visem evitar este fenómeno, bem como garantir a segurança das populações deslocadas e todas as condições que permitam, mais tarde, o regresso dos refugiados.
Os docentes do Grupo de Filosofia da ESFF contam com a presença dos alunos do 10º e 11º ano nesta atividade, os quais se farão acompanhar dos seus respetivos professores.