Entre os dias 6 e 10 de fevereiro, a Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo organizou a quarta mobilidade do projeto R.E.A.D.Y. (Read, Enjoy and Develop Yourself), cujo propósito foi sobretudo debater o tema "e-libraries".
Deste modo, foi proporcionado a todos os participantes, alunos e professores, um workshop dinamizado pela professora Alexandra Francisco, destacada na Direção Regional de Educação - Equipa Projetos Manuais Digitais. Durante a sessão de trabalhos, foram abordadas as potencialidades de ferramentas digitais que possibilitam a criação de bibliotecas virtuais.
Foi notório que os alunos, provenientes dos diferentes países, privilegiam a leitura de livros digitais em detrimento dos livros em suporte de papel. Assim, foram debatidas as vantagens e desvantagens das bibliotecas virtuais.
Durante a mobilidade, foram criadas equipas, constituídas por alunos de diferentes nacionalidades, que tinham a tarefa de cumprir um roteiro com o objetivo de explorarem a cidade do Funchal.
Nos restantes dias, os alunos tiveram a oportunidade de contactar com a Natureza através da realização de atividades na montanha e no mar. Todos os participantes realizaram uma levada, nomeadamente a Levada dos Balcões, e desfrutaram de uma viagem de catamaran, na qual foram avistados golfinhos e baleias.
No dia dez decorreu a cerimónia de entrega dos certificados de participação.
Esta mobilidade possibilitou que os alunos madeirenses hospedassem os alunos provenientes dos restantes países europeus que integram o projeto, nomeadamente a Noruega, Letónia, Itália, Hungria e Turquia, promovendo o intercâmbio cultural e aperfeiçoando o domínio da língua inglesa.