Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr. Horário Bento Gouveia foi a grande vencedora com o projeto na área da promoção da saúde: a “HAWK” - Helping People with Kindness (Ajudar pessoas com gentileza) -, uma app pensada para idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
O projeto da App da escola “oferece ajuda nas tarefas domésticas, acompanhamento médico, compras e momentos de lazer. Funciona com a colaboração de voluntários e entidades locais”.
O estabelecimento de ensino madeirense ganhou assim a 11.ª edição do programa “Apps for Good” - um programa educativo tecnológico, que desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações que realcem o potencial da tecnologia na transformação das suas comunidades.
A fase regional chegou ao arquipélago da Madeira num encontro que reuniu propostas de alunos de escolas da Madeira e também das Comunidades Portuguesas no Estrangeiro (CPE).
A concurso estiveram 22 projetos de duas escolas da Madeira, dois de Moçambique e um de Angola que desenvolveram soluções tecnológicas.
A ideia é resolver “desafios reais em linha com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas que incidem em áreas como áreas como educação, saúde, igualdade de género, energias limpas, cidades sustentáveis, inclusão e inovação, entre outros”.
O programa Apps “for Good do CDI Portugal tem uma ligação muito direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na medida em que procura capacitar jovens para criar soluções tecnológicas que atendam a problemas reais da sociedade e do meio ambiente.
Nestes 11 anos de existência, “o projeto já envolveu mais de 25.000 alunos, 1700 professores e ais de 5650 escolas que idealizaram milhares de soluções tecnológicas. Em 2020, o projeto foi reconhecido pela Unesco com o prémio para a melhoria de performance dos professores”.