A EB1/PE/C da Ponta do Sol celebrou no dia 31 de outubro, as tradições do “Pão-por-Deus” e do “Halloween”, num dia repleto de cultura, partilha e alegria que envolveu toda a comunidade educativa.
Integrada no Plano Anual de Atividades, a comemoração do “Pão-por-Deus” mobilizou as crianças/alunos dos edifícios “Sede”, “O Sol” e “Madalena do Mar”. Com o apoio dos professores e educadores de infância, as crianças/alunos pesquisaram sobre a origem e o significado desta tradição popular, explorando lendas, áudios, vídeos e decorando os tradicionais sacos do “Pão-por-Deus”, além de partilharem frutos típicos da época.
Durante a manhã, as turmas do 1.º CEB percorreram várias instituições e entidades locais, entre as quais a CPCJ, a PSP, a Junta de Freguesia, a Biblioteca Municipal, a Repartição de Finanças e Câmara Municipal da Ponta do Sol, para cantar o “Pão-por-Deus”. As visitas proporcionaram momentos de convívio e valorização das tradições madeirenses.
Na Madalena do Mar, as crianças visitaram a Junta de Freguesia e também entoaram as tradicionais canções. Já no edifício “O Sol”, os mais novos assistiram à peça de teatro “Festa do Pomar”, apresentada pelos educadores de infância, e participaram na “festa da partilha”, percorrendo as salas ao som das cantigas tradicionais.
A tarde foi dedicada ao “Halloween”, transformando a escola num verdadeiro cenário de magia e fantasia. A partir das 14h30, houve uma sessão de ilusionismo, um desfile de disfarces e o tradicional momento “Trick or Treat”, acompanhado de um lanche convívio. Também no edifício da Madalena do Mar, as atividades alusivas ao Halloween encantaram alunos, educadores de infância e famílias.
Ao longo da semana que antecedeu esta comemoração, os pais/encarregados de educação foram desafiados a criar adereços e trabalhos sobre o tema, e, segundo a direção, superaram as expectativas, apresentando produções criativas e ambientalmente sustentáveis.
A direção da EB1/PE/C da Ponta do Sol destacou o sucesso da iniciativa, salientando o entusiasmo das crianças e o espírito comunitário vivido ao longo do dia.
“Foi uma celebração marcada pela alegria e pela fusão entre a tradição madeirense do Pão-por-Deus” e o “Halloween” que foi trabalhado nas diferentes atividades de inglês, proporcionando experiências únicas e enriquecedoras às nossas crianças/alunos”, referiu a direção, agradecendo o envolvimento de todos os Educadores de Infância; Professores do 1.º CEB; Técnicas de Apoio à Infância; Assistentes Técnicas e Operacionais; Pais/Encarregados de Educação e restante comunidade escolar.