A Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Lombada, em Ponta do Sol, realizou ontem um simulacro no âmbito da iniciativa nacional “A Terra Treme”, promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. O exercício, integrado no Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico, teve como principal objetivo sensibilizar a comunidade educativa para os comportamentos de autoproteção a adotar em caso de sismo.
Às 11h05, a “terra tremeu” simbolicamente na escola. Durante três minutos, alunos, professores e assistentes operacionais colocaram em prática três gestos fundamentais de segurança: Baixar, Proteger e Aguardar. O exercício decorreu de forma exemplar, demonstrando o empenho e a responsabilidade de todos os intervenientes.
Segundo nota enviada à imprensa, a participação ativa dos alunos e a coordenação eficaz da delegada de segurança e dos docentes refletem “a seriedade com que a EB1/PE da Lombada encara a segurança dos seus membros”. A escola sublinha ainda que estas iniciativas reforçam o seu compromisso em “criar um ambiente escolar seguro e preparado para enfrentar diversas eventualidades”.
A atividade teve também como propósito alertar para a importância da prevenção e da preparação face a riscos naturais, incentivando a construção de comunidades mais seguras e resilientes.