MADEIRA Meteorologia

Escola da APEL alcança 4.º lugar nacional no concurso ‘Mestres do Dinheiro’

Data de publicação
26 Maio 2026
8:46

A Escola da APEL voltou a marcar presença no topo da competição nacional ao alcançar o 4.º lugar no concurso ‘Mestres do Dinheiro’, promovido pelo Banco de Portugal, numa edição que reuniu cerca de 850 equipas de mais de 150 escolas de todo o país.

A equipa ‘Trava Chip’, representante da escola e da Região Autónoma da Madeira, superou com distinção as várias fases eliminatórias até garantir um lugar na final nacional.

O grupo era composto pelos alunos Afonso Cardoso, Miguel Pinheiro, Santiago Gonçalves, Ricardo Mendes e Rodrigo Medeiros, todos da turma do curso CEF de Técnico de Serviços Jurídicos 1, sob a orientação do professor Pedro Rainha.

A grande final decorreu presencialmente no Museu do Dinheiro, em Lisboa, no passado dia 18, reunindo as melhores equipas do país numa tarde inteiramente dedicada à literacia financeira, ao raciocínio, à argumentação e ao conhecimento económico. Entre os desafios propostos estiveram provas de rapidez em sistema de ‘buzzer’, atividades de orientação pelo museu com questões de literacia financeira e uma fase final de debate e argumentação sobre temas económicos, perante especialistas e analistas do Banco de Portugal.

Segunda a nota enviada, “a prestação da equipa madeirense mereceu os parabéns do próprio Governador do Banco de Portugal, numa experiência que os alunos certamente recordarão ao longo do seu percurso académico e pessoal”.

O resultado reforça o empenho da Escola da APEL e do seu grupo de Economia na promoção da literacia financeira junto dos jovens, apostando no desenvolvimento de competências como o pensamento crítico, a gestão financeira responsável e a tomada de decisões informadas.

A instituição felicitou publicamente os elementos da ‘Trava Chip’ pelo empenho, dedicação e espírito de equipa demonstrados ao longo de toda a competição, enaltecendo igualmente o trabalho do professor Pedro Rainha pelo acompanhamento prestado. “Um motivo de orgulho para toda a comunidade educativa e para a Região Autónoma da Madeira”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que Portugal não devia participar na Eurovisão, em protesto pela presença de Israel?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas