Nos dias 20 e 21 de novembro, a Escola B1/PE do Monte e a ACSS Raquel Lombardi participaram na Transnational Project Meeting do projeto europeu “WonderLearning for Digital Natives”, realizada na Marijampolės Ryto Progimnazija , escola parceira da Lituânia. Esta reunião, integrada no projeto financiado pela União Europeia, contou com a presença de representantes de vários países envolvidos na parceria, nomeadamente Áustria, Bósnia, Roménia, Macedónia do Norte, Turquia, Portugal e Lituânia, garantindo uma efetiva dimensão internacional e intercultural.
Ao longo de dois dias de trabalho, foram analisados os resultados já alcançados, definidos os próximos passos do projeto e discutidas estratégias para a promoção de competências digitais através da metodologia Wonder.
As diferentes equipas tiveram oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido nas suas instituições e comunidades, refletir sobre os desafios encontrados e proceder ao ajustamento de procedimentos, de forma a potenciar a qualidade e o impacto das ações a desenvolver no âmbito do projeto.
Este tipo de reunião transnacional assume particular relevância no âmbito dos projetos Erasmus+, na medida em que permite assegurar o acompanhamento sistemático e a monitorização rigorosa das atividades planeadas, promovendo a coerência e a articulação entre os diversos parceiros e contextos educativos envolvidos, garantindo a qualidade pedagógica e científica dos resultados desenvolvidos.
As equipas trocaram experiências, apresentaram boas práticas desenvolvidas em cada instituição e planearam atividades conjuntas a implementar nos próximos meses.
“Esta Transnational Project Meeting contribuiu de forma decisiva para o reforço da cooperação internacional, para o alinhamento de objetivos estratégicos e para a consolidação do projeto WonderLearning for Digital Natives, garantindo a sua continuidade enquanto iniciativa promotora de uma educação mais inovadora, inclusiva e alinhada com as prioridades europeias na área da educação digital”, destaca um comunicado assinado por Raquel Lombardi .