Uma iniciativa promovida pela estrutura estudantil (ESD) da JSD Funchal reuniu profissionais de diferentes áreas, com o objetivo de promover uma sessão de esclarecimento aos jovens que pretendam ingressar no ensino superior.
Estiveram presentes sete oradores das áreas de engenharia civil, engenharia informática, enfermagem, medicina, direito, gestão e ciência política e relações internacionais.
O objetivo, esclarece a estrutura partidária, foi “dar a conhecer a realidade de diferentes carreiras profissionais e da forma como estas têm evoluído ao longo dos últimos anos”.
Os jovens laranjas reforçam que “o mundo está em constante evolução digital e tecnológica” e que isso significa “imprevisibilidade na escolha e na antevisão de quais os empregos do futuro”. Reconhecendo o “caráter volátil” do mercado de trabalho atual, a JSD Funchal “pretende continuar a contribuir para uma tomada de decisão informada e consciente na construção de um futuro profissional mais preciso, sólido e personalizado”.
Segundo os estudantes social-democratas, “a JSD deve abordar aspetos relacionados com a orientação vocacional, sob uma perspetiva de promoção de contacto com testemunhos reais”. “Num ano em que temos modificações no Concurso Nacional de Acesso, tanto ao nível das provas de ingresso exigidas como da fórmula de cálculo da média final, procuramos também clarificar alguns desses temas”, afirmam.
Área da educação que continuará a ser “uma prioridade absoluta” para a JSD Madeira, “tanto no ensino secundário como no ensino superior e, sobretudo, na garantia de que os estudantes universitários madeirenses têm acesso às mesmas oportunidades que qualquer outro jovem português.”