Com o objetivo primordial de promover práticas seguras e prevenir a Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL), foi lançado na Região Autónoma da Madeira um projeto inovador e totalmente online focado na segurança do sono infantil.
O Uni-soninho, liderado pelas enfermeiras especialistas Eduarda Vieira e Noélia Pita, especialistas em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, com pós-graduação em Sono na Infância e Adolescência, nasceu da necessidade de aumentar a consciencialização e a educação sobre o tema junto de pais, cuidadores e da comunidade em geral.
A estratégia central do projeto passa pela capacitação de casais grávidos (no segundo e terceiro trimestres) através de um programa educativo.
A meta é munir os futuros pais de conhecimentos essenciais para criar um ambiente de sono seguro para os seus bebés e gerir os fatores ambientais de risco.
O ‘Uni-soninho’ visa, assim, sensibilizar a comunidade para a importância do sono seguro e avaliar o impacto deste programa educativo nas práticas dos pais.
No âmbito desta iniciativa, será realizada uma formação online gratuita dedicada ao tema do sono seguro. A sessão está marcada para o dia 26 de outubro, às 10h30.
A participação é livre, mas está sujeita a inscrição prévia.
O projeto encontra-se atualmente a recrutar casais grávidos, no segundo e terceiro semestres de gravidez, para participar. Mais detalhes e a forma de inscrição na formação podem ser consultados na página de Instagram do projeto: https://www.instagram.com/uni.soninho.