MADEIRA Meteorologia

Em maio, temperatura média do ar foi superior em 2ºC à normal

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
17 Junho 2024
12:49

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) divulga hoje uma síntese dos principais dados meteorológicos do mês de maio de 2024, com base na informação cedida pela Delegação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera na Madeira (RAM).

Assim, em relação à temperatura do ar, a DREM dá conta que, no mês de maio de 2024, a temperatura média mais elevada (20,7 °C) foi registada na estação Funchal/Lido e a temperatura média mais baixa foi registada no Chão do Areeiro (10,5 °C).

“Comparativamente às normais climatológicas de maio, todas as estações para as quais foi possível disponibilizar esta informação (7 estações) apresentaram valores superiores, destacando-se o Funchal/Observatório com +2,6 °C de desvio face à normal desta estação”

No que respeita às temperaturas máxima e mínima absolutas registadas no mês de maio, o extremo máximo de 25,7 °C foi registado nas estações Funchal/Lido (no dia 17) e Lugar de Baixo (no dia 11). O extremo mínimo foi registado na estação do Pico do Areeiro (1,2 °C no dia 19).

Precipitação

Em maio de 2024, o valor mais elevado de precipitação total foi registado na estação meteorológica do Santo da Serra (86,9 mm), tendo sido no dia 18, que se observou o maior valor diário nesta estação (29,8 mm). Apenas as estações Funchal/Lido e Cancela não registaram qualquer valor de precipitação.

Em comparação com a normal climatológica 1961-1990 do mês de maio, destaca-se a estação do Chão do Areeiro com uma anomalia negativa de 96,2 mm. Santana e Santo da Serra apresentaram valores positivos em relação à normal (20,9 mm e 5,5 mm respetivamente), divulga a DREM.

“Analisando os dias com precipitação (dias com chuva, chuvosos e muito chuvosos), conclui-se que o máximo de dias com chuva (dias com 0,1 mm de precipitação ou mais) foi registado na estação do Santo da Serra (19 dias). O máximo de dias chuvosos (dias com 1,0 mm de precipitação ou mais) foi registado nas estações do Santo da Serra e Santana (9 dias). A estação do Santo da Serra registou ainda 3 dias muito chuvosos (dias com 10 mm de precipitação ou mais).”

Humidade relativa do ar

Em maio de 2024, os valores médios mensais da humidade relativa do ar variaram entre 60% no Pico do Areeiro, e 94% em São Jorge. O valor mínimo diário da humidade relativa do ar (3%) foi registado na estação do Pico do Areeiro no dia 13, enquanto o valor máximo (100%) foi atingido em 7 estações, em diferentes dias do mês.

Vento

Em maio de 2024, entre as estações com anemómetro, foi na estação da Ponta de São Lourenço que se registou a maior intensidade média do vento (18,9 km/h), por outro lado, foi na estação do Monte/Quinta Jardins do Imperador que se registou a média mais baixa (4,0 km/h). A maior rajada do vento foi registada no dia 2 em Santa Catarina/Aeroporto (86,0 km/h).

Insolação

A insolação (número de horas de Sol descoberto) no mês de maio foi de 234,8 horas em Santa Catarina/Aeroporto3, e de 186,6 horas no Observatório do Funchal, sendo que o valor normal desta última estação, é de 182,9 horas.

Água do mar

Em maio, a temperatura média da água do mar medida no Molhe da Pontinha (Funchal) foi 20,3 °C (+1,7 °C que o valor da normal para este mês). A média mais alta foi registada no dia 15 (20,7 °C) e a mais baixa (19,9 °C) nos 3 primeiros dias de maio.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas