MADEIRA Meteorologia

Elsa Fernandes destaca importância da fitoquímica na educação e na sustentabilidade

Data de publicação
22 Outubro 2025
15:36

A secretária regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Elsa Fernandes, destacou esta quarta-feira, na sessão de abertura do Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Fitoquímica, a relevância da investigação nesta área científica, sublinhando o papel da educação na promoção da curiosidade, da interdisciplinaridade e do respeito pela natureza.

O evento, que decorre até sexta-feira no Hotel Meliá Madeira Mare, é organizado pela Sociedade Portuguesa de Fitoquímica (PSE) em parceria com o Centro de Química da Madeira (CQM) e reúne especialistas, jovens investigadores e estudantes para partilhar conhecimento e debater os mais recentes avanços no campo dos produtos naturais — desde a biossíntese, biotransformação e caracterização, até à sua utilização como fármacos e pró-fármacos.

Durante a sua intervenção, Elsa Fernandes afirmou ser “tanto um privilégio” participar na abertura do congresso, que considerou reunir “mentes brilhantes dedicadas à exploração de uma das áreas mais fascinantes da natureza — a química das plantas e o seu enorme contributo para a ciência, a saúde e a sustentabilidade”.

A governante recordou que “a fitoquímica situa-se na encruzilhada entre a biologia, a química e a inovação”, e que muitas das soluções para os desafios atuais da humanidade “residem, frequentemente, na própria natureza”, desde a medicina à preservação ambiental.

Do ponto de vista educativo, a titular com a pasta da Educação frisou que os esforços da comunidade científica são “um exemplo vivo de como a aprendizagem e a investigação podem transformar a nossa compreensão do mundo”, reforçando a importância de as escolas e universidades continuarem a fomentar “a curiosidade, o pensamento interdisciplinar e um profundo respeito pela natureza”.

Elsa Fernandes aproveitou ainda para felicitar a organização do congresso e agradecer “a todos os investigadores pelo trabalho contínuo na promoção da excelência e da inovação nos estudos fitoquímicos”.

Na parte final da sua intervenção, a secretária regional dirigiu palavras de reconhecimento ao Centro de Química da Madeira, afirmando conhecer de perto o trabalho desenvolvido.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas