A Empresa de Cervejas da Madeira (ECM) reforça o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental com a instalação de mais uma máquina de recolha automática de garrafas de vidro, elevando para 15 o número total de equipamentos disponíveis na Região Autónoma da Madeira.
A mais recente máquina foi estrategicamente colocada na Loja Modelo da Camacha (Piso -1), oferecendo aos consumidores uma forma conveniente, ecológica e financeiramente vantajosa de devolver embalagens de vidro para reutilização. Por cada garrafa devolvida, os consumidores recebem um talão de desconto com o valor da caução paga na compra, promovendo não só a reciclagem como também a economia circular.
Este esforço contínuo já apresenta resultados expressivos: só em 2024, a ECM recolheu 1,8 milhões de garrafas através do canal alimentar — um aumento de 4% face ao ano anterior — envolvendo mais de 15.000 consumidores e devolvendo, em média, 1,41€ por utilizador.
Mesmo nas lojas que ainda não possuem máquinas, os consumidores podem devolver as suas garrafas diretamente ao operador de caixa, garantindo o acesso ao benefício. As máquinas automáticas não só simplificam a recolha e separação das embalagens, como também incentivam práticas sustentáveis de consumo, com impacto direto na redução de resíduos e na conservação de recursos naturais.
A ECM reafirma, assim, o seu papel ativo na promoção de comportamentos responsáveis e na construção de um futuro mais sustentável para todos. As das Máquinas de Recolha Automática estão nas Lojas Modelo de São Martinho; Viveiros; Cancela; Serra D’Água; Água de Pena; Caniço Shopping; Santo António; Monumental e Camacha e nas Lojas Pingo Doce do Fórum Madeira; Anadia; Cancela; Gorgulho; Porto Santo e Plaza.