O representante da República para a Região Autónoma da Madeira, juiz conselheiro Ireneu Barreto, recebeu esta manhã o comandante da Zona Aérea da Madeira, coronel piloto aviador Duarte Freitas, que iniciou funções no início de dezembro.
Duarte Freitas é o primeiro madeirense a assumir o cargo, e afirma sentir “uma honra e um orgulho” por liderar a Zona Aérea da Madeira, sublinhando ser “um gosto voltar”.
Acerca da audiência, o coronel explicou que se tratava de “um primeiro momento formal”, que permitiu uma conversa sobre “os temas atuais, a Força Aérea e aquilo que poderá fazer no futuro pela Região”.
O comandante destacou a presença da Força Aérea na Madeira, com a Estação Radar n.º 4 no Pico do Arieiro e o aeródromo de manobra do Porto Santo, onde operam aeronaves de apoio à Região. Em relação ao futuro, o mesmo afirmou que estão a ser estudadas possibilidades de novas instalações no Funchal.
Entre as prioridades do mandato, o responsável aponta para a continuidade do trabalho desenvolvido, reforçando o apoio à população: “Os madeirenses podem contar com a sua Força Aérea em todos os momentos”, referiu, lembrando missões como buscas e salvamentos, evacuações médicas e transporte de doentes urgentes.