MADEIRA Meteorologia

Dois projetos do SESARAM passam à segunda fase do Prémio de Boas Práticas em Saúde

Data de publicação
13 Junho 2024
12:40

Dois projetos do SESARAM foram selecionados para a fase de avaliação científica da 17.ª Edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde, informou hoje este serviço.

Organizado pela APDH - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, este certame decorre este ano sob a temática “Sistema de Saúde: Antecipar ações face aos cenários futuros”.

Segundo explana uma nota enviada à redação, esta nova fase integra 49 candidaturas pré-selecionadas, decorrendo no período entre 11 de junho e 13 de setembro, nas quais se incluem os projetos “Grupos de Apoio e Capacitação ao Cuidador Informal (GACCI)” e o “Utente 360”.

O primeiro, revela a mesma nota, tem em vista a integração de cuidados de saúde e otimização de recursos. Nesse sentido, em 2018, o SESARAM criou o seu primeiro grupo de “apoio aos cuidadores”, que daria origem, em 2023, ao Projeto “Grupo de Apoio e Capacitação ao Cuidador Informal”, em resposta à necessidade de expansão a vários Centros de Saúde da Região.

“Este projeto define diretrizes de conteúdo psicoeducativo, assentes numa metodologia estabelecida para harmonização de procedimentos e validação de resultados, através da aplicação de Escalas cientificamente reconhecidas”, esclarece o Serviço Regional de Saúde, mais apontado que esta é uma iniciativa do Serviço Social , direcionada ao cuidador informal com (e sem) o estatuto de cuidador Informal de pessoa em situação de dependência.

Por seu turno, o projeto Utente 360, desenvolvido ao nível da Informática, está relacionado com a transformação digital para a otimização de cuidados de saúde, sendo uma solução digital que nasceu da necessidade de desenvolver um instrumento de suporte à gestão, capaz de agilizar o trabalho dos profissionais de saúde, fornecendo-lhes uma ferramenta com informações relevantes sobre o utente.

“Este processo facilita o controlo de referenciações clínicas, permitindo a atualização do Processo do Utente (SESARAM) e do Processo Clínico Único do Utente (serviços convencionados com setor privado), evitando a realização de episódios clínicos que já tenham sido realizados noutras instituições de saúde ou que já não se justifiquem”, termina.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Fez bem Cristiano Ronaldo em se encontrar com Donald Trump na Casa Branca?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas