É uma estreia no Porto do Funchal. O Disney Destiny está a visitar este sábado a Madeira. O momento foi assinalado a bordo através da tradicional cerimónia de troca de placas, que contou com a presença da presidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM), Paula Cabaço, do comandante do navio, o grego Karandreas Matthaios, e de um conjunto de entidades civis e militares.
O navio, o mais recente da frota da Disney Cruise Line, está a realizar uma viagem de reposicionamento para os Estados Unidos, onde tem programado cruzeiro inaugural a 20 de novembro.
Construído na Alemanha, nos estaleiros Meyer Werft, o navio, irmão do Disney Treasure que em novembro do ano passado fez também uma escala inaugural da Madeira, custou 960 milhões de euros e tem capacidade para transportar até 3.466 passageiros e 1.555 tripulantes.
Nesta escala na Região, agenciada pela Blatas, transporta 1.033 passageiros e 1.667 tripulantes. Chegou pelas 8:30 horas do porto de Eemshaven, nos Países Baixos, e prossegue viagem às 17 horas, em direção a Port Canaveral, nos Estados Unidos.
Também no Funchal, este sábado, está o MS Europa 2. Agenciado pela JFM Shipping, o navio chegou à Madeira no início da tarde de sexta-feira e pernoitou na pontinha. Traz a bordo 466 passageiros e 365 tripulantes, numa viagem por vários portos nacionais. Começou a 22 de outubro em Lisboa, visitou Portimão e do Funchal segue para Ponta Delgada e depois Angra do Heroísmo. Vai ainda ao porto de Leixões, antes de regressar a Lisboa para terminar o cruzeiro no dia 2 de novembro.
Com 13 anos de serviço, o Europa 2 custou 300 milhões de euros, e é operado pela Hapag-Lloyd Cruises.