MADEIRA Meteorologia

Direção Regional do Arquivo e Biblioteca promove encontro temático sobre “Os clássicos no século XXI”

Data de publicação
18 Abril 2024
11:13

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), promove, amanhã e sábado, dias 19 e 20 de abril, o encontro temático “Os clássicos no século XXI”. O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, marca presença na abertura do evento, às 14h30 desta sexta-feira.

A iniciativa integrada no programa comemorativo do Dia do Livro preparado pela DRABM decorre amanhã, dia 19, das 14 às 18 horas e no dia 20, sábado das 14 às 16 horas. O encontro terá como convidados especiais o autor e contador de histórias Rodolfo Castro e os mediadores culturais, Catarina Claro e Xavier Miguel. Destaca-se a sessão de abertura ligada aos 500 anos de Camões, conduzida por Catarina Claro e Xavier Miguel e duas conversas mediadas, sobre os clássicos na era digital e a sua abordagem no século XXI.

O dia termina com uma sessão de histórias no auditório do ABM, aberta ao público, apresentada por Rudolfo Castro, conhecido como o conhecido como “o pior contador de histórias do mundo”.

No dia 20 de abril (sábado) decorrem duas oficinas, com inscrição obrigatória, entre as 14 e as 16 horas. Uma será conduzida por Carlos Diogo Pereira (Imprensa Académica/CADMUS) sobre “Literatura na Madeira” e outra a cargo de Rodolfo Castro, com o tema “A Arte de Narrar”.

Ainda amanhã e no âmbito das celebrações do Mês do livro, abre ao público, no átrio do ABM, a exposição “Falar de Janela”. O principal objetivo é revelar o importante trabalho das bibliotecas da rede na divulgação do Livro e da Leitura junto de comunidades distintas: escolas, centros de dia, associações, lares, entre outras. A temática transversal é “A Celebração da Língua Portuguesa”, a propósito do quinto centenário do nascimento de Luiz Vaz de Camões. Coube a cada biblioteca participante expor uma tela executada pela sua instituição parceira. Os resultados ficam expostos no átrio Arquivo e Biblioteca da Madeira, numa exposição visitável até 9 de junho.

Refira-se ainda que o programa completo e todas as informações estão disponíveis na página institucional do ABM e redes sociais.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas