É já no próximo domingo, dia 16 de abril, que decorre a comemoração nacional Do Dia Do Motociclista, iniciativa que celebra o motociclismo, a liberdade, a camaradagem e o respeito, valores cultivados mundialmente pelos motard’s.
Na Região, esta efeméride será assinalada no passeio marítimo da Calheta, com um evento cuja apresentação decorreu ontem no Salão Nobre da Câmara Municipal da Calheta.
Na ocasião, Carlos Teles, presidente da edilidade calhetense, reconheceu que o motociclismo é uma mais valia na promoção do concelho e particularmente na dinamização cultural, económica e desportiva do município, já que muitos participantes percorrem o concelho à procura dos melhores restaurantes e inclusivamente de alojamento nesta altura.
Satisfeito com o trabalho da Associação de Motociclismo da Madeira e de todos os clubes filiados, o autarca sublinhou ainda a aposta desta organização na promoção dos artistas regionais e particularmente os do município da Calheta, que irão marcar presença e atuar no evento do próximo domingo.
Antes, Nélio Olim, presidente da Associação de Motociclismo da Madeira, agradeceu ao edil toda a colaboração que receberam da Câmara Municipal, deixando um apelo aos comportamentos moderados e à segurança com que todos os participantes neste Dia do Motociclista devem adotar, evitando, assim, a produção de qualquer acidente rodoviário.
Em termos da edição de 2023, continuou o presidente da AMM, e à semelhança de anos anteriores, a concentração está prevista para a Avenida Sá Carneiro a partir das 8h30 de domingo, estando a partida prevista de toda a caravana para depois das 10h00, havendo ainda oportunidade para alguns discursos oficiais de partida da responsabilidade da Câmara Municipal do Funchal e da Associação de Motociclismo da Madeira, entidade que organiza o evento e que representa todos os seus clubes filiados.
A partida, rumo à Calheta, município que acolhe, pela segunda vez, esta iniciativa, será pela VR1, pelo que a organização pede já desculpa aos utentes desta via por alguns eventuais transtornos que uma caravana com alguns milhares de motas pode causar.
A chegada à marginal da Calheta está prevista para pouco depois das 11h30, onde haverá animação a cargo do DJ Sérgio, dos Makinen Blues Band e de Brado.
Enquanto isso, todos os que se deslocarem ao passeio marítimo da Calheta serão saudados com barracas dos clubes motards presentes e que tentarão proporcionar aos motociclistas e aos visitantes presentes no recinto especialidades gastronómicas tradicionais das suas localidades.
Pelas 15h00, iniciar-se-á o momento mais oficial do evento, com os discursos oficiais das entidades presentes, com particular destaque para a do presidente da Câmara Municipal da Calheta.
A este momento oficial, e garantindo a bênção divina aos motociclistas, decorrerá uma oração e bênção dos motociclos e motociclistas presentes.
A festa depois continua até às 21h00, merecendo destaque o Bike Wash, pelas 16h30, e diversa animação a partir das 17h00, culminando com as atuações dos Old Temptation e do DJ Sérgio.
A participação no evento é gratuita e basta para tal que os participantes se desloquem à Avenida Sá Carneiro na manha do domingo, integrando a caravana e tentando ultrapassar o recorde de 2022, que foi de 4700 motos e 6300 motociclistas.
Redação