A secretária regional de Saúde e Proteção Civil, Micaela Fonseca de Freitas, assinalou hoje o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama no Hospital de Dia de Hemato-oncologia, juntando-se a uma iniciativa do Serviço de Oncologia Médica do SESARAM que colocou o foco na pessoa, e não apenas na doença.
O evento, “Cuidando de Si: Conselhos de Estética para Mulheres em Tratamento de Cancro da Mama”, teve como objetivo proporcionar às utentes momentos de cuidado, elevação da autoestima, promoção do bem-estar e empoderamento das mulheres acompanhadas no foro oncológico.
Micaela Fonseca de Freitas vincou a filosofia por detrás da ação “esta iniciativa é a prova de que não basta apenas tratar as mulheres atualmente em acompanhamento oncológico, que também é preciso saber cuidar. Todos nós sabemos que é fundamental combater a doença, mas é igualmente importante cuidar da pessoa, pelo que estas ações têm de ser valorizadas e reconhecidas. São o lado humano e positivo de longos processos”, afirma a governante, citada em comunicado.
A responsável pela tutela da Saúde fez questão de sublinhar a excelência e o reconhecimento do trabalho da equipa “os cuidados prestados pelos profissionais que trabalham no Serviço de Oncologia Médica é também reconhecido pelos utentes”. “Ainda hoje lemos todos um poema em que dizia que os profissionais desta casa são como anjos na terra, testemunhos que nos enchem de orgulho”, valorizou, reconhecendo o empenho da equipa multidisciplinar.
A iniciativa, que contou com o apoio de diversos parceiros e da Delegação da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, permitiu que as utentes usufruíssem de momentos de distração e recebessem conselhos práticos sobre beleza, essenciais para manter a autoimagem e a confiança durante os tratamentos.
O Serviço de Oncologia Médica acompanha cerca de 2.700 doentes, e a realização desta ação reforça a importância da sensibilização, prevenção e, essencialmente, do apoio integral e humanizado à mulher durante o seu percurso terapêutico.