MADEIRA Meteorologia

Dezembro foi pouco chuvoso e quente na Madeira

Daniel Faria

Jornalista

Data de publicação
17 Janeiro 2024
15:36

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) divulga hoje uma síntese dos principais dados meteorológicos do mês de dezembro de 2023.

A principal conclusão, é que este mês foi quente e com pouca chuva.

A informação, cedida pela Delegação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera I.P. (IPMA I.P), na Região Autónoma da Madeira (RAM), reporta alguns dados metereológicos.

No que respeita às temperaturas máxima e mínima absolutas registadas no último mês, os extremos foram registados nas estações da Quinta Grande (27,2 °C no dia 12) e do Pico do Areeiro (0,5 °C no dia 23).

Comparativamente às normais climatológicas de dezembro, todas as estações para as quais foi possível disponibilizar esta informação (7 estações) apresentaram valores superiores, destacando-se o Santo da Serra com +3,2 °C de desvio face à normal desta estação.

O valor mais elevado de precipitação total foi registado na estação meteorológica do Chão do Areeiro (321,7 mm), tendo sido no dia 14, que se observou o maior valor de precipitação diária nesta estação (104,8 mm). Contrariamente, o valor mensal mais baixo foi registado no Funchal/Lido (15,7 mm).

Em comparação com a normal climatológica 1961-1990 do mês de dezembro, destaca-se a estação do Chão do Areeiro uma anomalia negativa da ordem dos 126,0 mm.

Em relação ao vento, foi na estação do Chão do Areeiro que se registou a maior intensidade média do vento (20,3 km/h), por outro lado, foi na estação do Monte/Quinta Jardins do Imperador que se registou a média mais baixa (5,5 km/h). A maior rajada do vento foi registada no dia 21 no Chão do Areeiro (104 km/h).

Por fim, os valores médios mensais da humidade relativa do ar variaram entre 62% na Quinta Grande e 89% em São Jorge. O valor mínimo diário da humidade relativa do ar (2%) foi registado na estação do Pico do Areeiro no dia 2 de dezembro, e o valor máximo (100%) foi atingido em 7 estações, em diferentes dias do mês de dezembro.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas