O desemprego registado continua a diminuir na Madeira, informou hoje a Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania.
A Região voltou a registar, em maio do presente ano, mínimos históricos, ao atingir o número de desempregados inscritos no Instituto de Emprego da Madeira (IEM) mais baixo dos últimos 15 anos. Este é o valor mais baixo registado desde 2008 e assinala uma trajetória consolidada nos indicadores referentes à Madeira.
Ademais, representa a região que mais diminuiu o desempregado registado comparativamente ao mês homólogo. No final do passado mês de maio, estavam inscritos no IEM 8.498 desempregados, o que corresponde a uma diminuição de 527 inscritos face ao mês anterior, abril. Com estes dados, a Região ocupa a terceira posição, com uma descida de 5,8%, depois do Algarve e do Alentejo.
Quando comparado com o mês de maio de 2022, 3.371 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho. Isto significa que, em termos homólogos, a Madeira destaca-se como a região do país com a maior redução do desemprego em termos homólogos, uma redução significativa de 28,4%.
Num panorama nacional, o total de desempregados registados também foi inferior ao verificado no mesmo mês de 2022 (-10 539; -3,6%) e face ao mês anterior (-9 567 ; -3,2%).
Mónica Rodrigues