O MPT manifestou hoje, em comunicado, “profunda preocupação e veemente oposição ao projeto de construção de um estacionamento subterrâneo sob a Praça do Município do Funchal”.
“Este empreendimento, promovido pelas autoridades municipais, está envolto em uma série de controvérsias e levanta questões críticas sobre seu impacto ambiental, cultural e urbanístico”, sublinha o deputado municipal e dirigente do MPT, Valter Rodrigues.
Na perspetiva do autarca, “a falta de transparência e estudos aprofundados sobre os impactos a longo prazo só aumenta as incertezas em torno desta construção”.
“Embora reconheçamos a necessidade de soluções para o problema de estacionamento no centro da cidade, é imperativo que estas não venham à custa de nosso patrimônio e meio ambiente. Alternativas menos invasivas e mais sustentáveis devem ser consideradas. A revitalização de áreas subutilizadas e a promoção de transportes públicos eficientes são exemplos de soluções que poderiam ser exploradas sem comprometer nossa herança cultural”, defende.
Em nome do MPT, Valter Rodrigues apela às autoridades municipais “para que reconsiderem este projeto”, sublinhando que a autarquia deve priorizar o bem-estar ambiental e a preservação da história.
“Continuaremos a lutar contra esta construção, apoiando a voz dos cidadãos que claramente se opõem a esta medida. A defesa do nosso ambiente e património é uma responsabilidade que todos devemos assumir”, conclui lembrando nesta missiva a existência de uma petição pública que já conta com mais de mil assinaturas.