MADEIRA Meteorologia

“Democrata”, “antifascista” e “incansável defensor da autonomia”. PCP lamenta morte de Rui Nepomuceno

Data de publicação
18 Abril 2024
10:50

A direção regional do PCP na Madeira divulgou esta manhã um comunicado a manifestar o seu pesar pelo falecimento de Rui Nepomuceno, militante e dirigente do Partido Comunista Português.

“Rui Nepomuceno faleceu nesta manhã, mas a sua memória prevalecerá como antifascista e democrata, no País e na Região. O seu contributo cívico e a sua intervenção política e social, muito para além da representação institucional, que com a maior elevação, desenvolveu, quer como deputado à Assembleia Legislativa da Madeira, quer como autarca no Funchal, concretizou-se como destacado advogado e como intelectual”, pode ler-se na nota.

“O PCP manifesta o seu pesar pelo falecimento de Rui Nepomuceno e dá voz a um sentimento de reconhecimento público pelo legado e contributo do democrata, humanista, militante político e dirigente do PCP na Madeira. Este legado ficará perpetuado no tempo através da sua vasta obra historiográfica e literária, assim como também pela sua reflexão e proposta sobre o aprofundamento da autonomia política e administrativa em Portugal”, prosseguem os comunistas, que destacam o advogado como “um incansável defensor da autonomia”.

Para além da componente cultural do percurso de vida, o partido destaca ainda “o trabalho de pedagogia cultural e democrática de Rui Nepomuceno como defensor dos valores de Abril”.

“Dando expressão pública ao reconhecimento dos contributos de Rui Nepomuceno nos planos político, social e cultural, o PCP, através da sua representação na Assembleia Legislativa da Madeira, irá requerer uma reunião extraordinária da Comissão Permanente daquele Parlamento para que possa ser considerado um voto de pesar pelo falecimento do antigo deputado Rui Nepomuceno”, acrescenta ainda.

“Também na Câmara Municipal do Funchal, através da representação na Assembleia Municipal do Funchal, o PCP irá propor a aprovação de uma iniciativa de pesar e reconhecimento público pelos contributos de Rui Nepomuceno para com o desenvolvimento humano e social das populações deste concelho.”

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas