O aumento do número de unidades de alojamento local (AL) no concelho da Ponta do Sol foi um dos temas debatidos no 5.º debate autárquico promovido pelo JM e pela Rádio JMFM.
A questão, com impacto direto no território, na economia e na qualidade de vida da população, foi abordada no contexto do turismo residencial e da necessidade de equilíbrio entre crescimento económico e ordenamento.
Durante o debate, foi defendido pela candidata socialista que a discussão sobre o alojamento local não pode ser feita apenas à escala municipal, mas sim com uma abordagem regional integrada.
“Em matéria de Turismo e de camas, esta discussão tem de ser regional e tem de estar a coberto de um plano de ordenamento turístico”, defendeu Célia Pessegueiro.
“Este aumento de camas traz outro tipo de desafios (...) eu julgo que podemos, em algum momento, sentar e ver a percentagem de ocupação por cada concelho, se tem de haver alguma limitação”, considerando que a ter de alterar seria o Funchal.
O concelho da Ponta do Sol está hoje em destaque no 5.º debate autárquico promovido pelo JM e pela Rádio JMFM, uma iniciativa integrada na cobertura das eleições autárquicas marcadas para 12 de outubro de 2025. O debate é transmitido em direto a partir dos estúdios do canal Na Minha Terra TV, com moderação dos diretores Miguel Silva (JM) e Miguel Guarda (Rádio JMFM).