MADEIRA Meteorologia

Danilo Matos recebe título de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos

Data de publicação
29 Outubro 2025
10:41

A partir de hoje, a Ordem dos Arquitectos tem mais nove membros honorários, neste caso oito pessoas singulares e uma pessoa coletiva. Uma das atribuições é a título póstumo e as distinções devem-se à “forma como cada um defendeu e promoveu a arquitetura ao longo da vida e percurso profissional”, refere nota de imprensa da Ordem dos Arquitectos. Os títulos vão para: José Manuel Castanheira; Ana Isabel de Melo Ribeiro; Fundação Bissaya Barreto; Danilo Matos; Alberto Cruz Reaes Pinto; António Porfírio de Sousa Maia; Eduardo Read Teixeira (a título póstumo); José Manuel dos Santos Gigante e Miguel Rocha.

O evento tem lugar hoje, 29 de outubro, pelas 18h00, no Auditório Nuno Teotónio Pereira, na sede nacional da OA, em Lisboa.

A cerimónia de atribuição de título de membro honorário é já uma tradição da Ordem dos Arquitectos no encerramento do mês de celebrações nacionais do Dia Mundial da Arquitetura, que se assinala anualmente na primeira segunda-feira do mês de outubro. Aos dois títulos de membro honorário, indicados pelo Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, são indicados mais sete, um por cada Conselho Diretivo Regional.

“Para a Ordem dos Arquitectos é importante reconhecer aqueles que, dentro e fora da profissão, dedicam a sua carreira à valorização do nosso património e da cultura arquitetónica”, afirma Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitectos. “A atribuição do título de Membro Honorário é o nosso maior reconhecimento a personalidades e entidades cuja obra e percurso são essenciais para a dignificação da arquitetura e para a promoção de um futuro mais inclusivo e consciente da importância do espaço que habitamos.”

Da parte da Secção Regional da Madeira, é atribuído o título ao engenheiro civil Danilo Matos, ·”pela sua postura crítica ativa em questões de arquitetura e património edificado na Madeira, que contribui para a preservação do legado cultural e a adequação da renovação urbana.”

Com esta cerimónia, a Ordem dos Arquitectos pretende reafirmar “o seu compromisso em valorizar o papel da arquitetura na construção de uma sociedade mais consciente, culturalmente rica e sustentável”. “A distinção dos novos Membros Honorários simboliza o reconhecimento coletivo de trajetórias que inspiram o presente e projetam o futuro da profissão, reforçando a importância de uma prática que une arte, técnica e responsabilidade social”, conclui.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas