Na passada quinta-feira, dia 27 de abril, decorreu na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZ), uma palestra sobre as "Atividades ao ar livre na nossa Ilha: Canyoning, Coastering, Escalada e Trail", atividade que foi dirigida aos alunos dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA).
A palestra contou com três convidados: Rubina Fernandes, Hugo Gomes e Miguel Nóbrega. O primeiro palestrante, Miguel Nóbrega, deu voz ao trail e começou por falar da origem deste desporto, os tipos de trails, do Miut, ao Ecotrail, passando pelo Santana Skyrace e o Trekking e respetivas diferenças, bem como os cuidados com a alimentação para obter um bom desempenho em prova. Abordou, também, algumas aplicações que ajudam os praticantes desta modalidade em voga e em crescente na nossa ilha como polo de atração turística. E terminou a sua apresentação, fazendo um convite a que todos os presentes desfrutassem mais das belezas que os trilhos da Madeira oferecem.
Posteriormente, Hugo Gomes e Rubina Serradas, proprietários da empresa "Harmony In Nature", apresentaram as aventuras que proporcionam à população e desportos que ocorrem desde o mar à montanha. Paulatinamente, foram desvendando as belezas ocultas da ilha da Madeira, com a apresentação de alguns vídeos que retratam as belezas ímpares da nossa região.
Hugo Gomes salientou: "A nossa especialização está direcionada para o Canyoning Madeira, Coasteering, Escalada e organização de eventos para Grupos e Incentivos, proporcionando momentos inesquecíveis de convívio e aventura em harmonia com a natureza. Falou, também, das condições excepcionais para a prática de canyoning na Região, fruto das suas características geológicas, climáticas, hidrológicas, naturais e turísticas".
Reforçou que é considerada pelos profissionais de canyoning, um dos melhores locais da Europa. Esclareceu, também, que o canyoning na Madeira consiste em descer o leito de uma ribeira, ultrapassando os obstáculos naturais, que a natureza oferece, utilizando técnicas de montanhismo, natação e transposição de obstáculos. Esta atividade permite desfrutar de paisagens naturais escondidas nos vales e desfiladeiros da Floresta Laurissilva, que é classificada pela UNESCO, como Património Mundial Natural.
Relativamente ao Coasteering na Madeira, este consiste em explorar a costa marítima através de caminhada, natação, escalada e saltos, resumindo tudo aquilo que fazíamos em criança, mas com equipamento apropriado e com supervisão dos guias. É uma atividade apropriada para todas as idades, (a partir dos 10 anos) desde os mais receosos até aos mais aventureiros, pois adapta-se ao perfil de cada pessoa.
No final da palestra, os formandos dos EFA estavam eufóricos e com um grande desejo em participar nestas atividades por forma a conhecerem um pouco melhor a Ilha.
Refira-se que esta palestra é da responsabilidade dos formandos do S1, dos cursos EFA, e servirá de instrumento de trabalho para a atividade Integradora, cujo tema é "A minha Ilha é Desporto".