MADEIRA Meteorologia

Curral das Freiras: “É impossível combater este incêndio com meios terrestres”, diz António Nunes

Marco Milho

Jornalista

Data de publicação
20 Agosto 2024
13:06

O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil revelou que o fogo que lavra a norte da freguesia do Curral das Freiras, na encosta sobranceira à Fajã dos Cardos, está numa zona onde é “impossível” de combater com meios terrestres. Por esse motivo, António Nunes admite que, “por muito que custe”, deixar o fogo progredir pode ser a única solução.

  • Curral das Freiras: “É impossível combater este incêndio com meios terrestres”, diz António Nunes

“Estes locais são inacessíveis para qualquer viatura ou meio apeado e é impraticável estar a arrastar mangueiras por estas encostas acima. Não é viável, é impossível combater este incêndio com meios terrestres”, adiantou o responsável.

Assim, a opção é monitorizar a evolução das chamas, que nesta altura estão contidas e com propagação para o topo da montanha, onde aí sim, poderão ser atacadas com recurso ao helicóptero.

“Por muito que custe, por muito que possa doer, essa é uma das possibilidades. Quando não for acessível, temos de deixar o fogo progredir até uma zona onde seja possível fazer esse combate.”

Por enquanto, os bombeiros permanecem em prontidão no ponto mais alto acessível e o presidente da Proteção Civil assegura que “o trabalho sapador está consolidado” e que, se o vento não se alterar, as casas na Fajã dos Cardos estão protegidas.

Apesar das preocupações com o meio ambiental, António Nunes realça que a Laurissilva ainda não foi atingida.

“O que tem ardido é urze, mato, carqueja. Tudo vegetação rasteira. Não há ainda ameaça significativa à Laurissilva e àquilo que é património mundial.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas