O Porto do Funchal regista esta terça-feira um movimento superior a 15 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, resultante da escala de três navios de cruzeiro: AIDAbella, Azura e Iona.
O AIDAbella foi o primeiro a chegar, iniciando as manobras de acostagem pelas 6h00. O navio transporta 2.824 pessoas a bordo, das quais 2.192 são passageiros, e será também o último a largar, numa escala de 44 horas agenciada pela Blatas. Esta escala inclui a pernoita no porto e a passagem de ano na baía do Funchal. A partida está prevista para as 1h15 da madrugada de 1 de janeiro, com destino a Fuerteventura, onde termina o cruzeiro de 12 dias pelas Cruise Atlantic Islands (CAI) e Marrocos.
Às 7h00, chegou o Azura, igualmente numa escala da responsabilidade da Blatas. O navio movimenta 3.305 passageiros e 1.150 tripulantes, tendo arribado ao Funchal proveniente de Lanzarote. A partida está marcada para as 18h00, rumo a Las Palmas de Gran Canaria, no âmbito de um cruzeiro de duas semanas pelo itinerário CAI, que incluiu duas escalas no Funchal — a primeira a 24 de dezembro e a segunda esta terça-feira.
Também através da Blatas, chegou ao porto funchalense, às 8h15, o Iona, com 7.494 pessoas a bordo, das quais 5.834 passageiros e 1.660 tripulantes. O navio encontra-se no final de um cruzeiro de duas semanas, iniciado a 20 de dezembro em Southampton, no Reino Unido, com escalas em Lisboa e em várias ilhas das Canárias, antes da chegada à Madeira. O próximo porto será novamente Southampton, onde a viagem termina a 3 de janeiro.
Para amanhã, último dia do ano, está prevista a presença de 12 navios de cruzeiro e um veleiro no Porto do Funchal. No total, são esperadas mais de 30 mil pessoas para assistir às comemorações da passagem de ano na Madeira, reforçando o movimento portuário nesta quadra festiva.