O Terminal de Cruzeiros do Porto do Funchal movimentou 335.748 passageiros no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 24,79% face ao período homólogo.
Em comunicado, a APRAM informou, que também o número de escalas de navios de cruzeiro registou uma subida, tendo a Região recebido 129 navios entre janeiro e março, mais 24 do que no mesmo período de 2025, o que representa um aumento de 22,86%.
“São números extraordinários, que nos deixam muito motivados para continuar a trabalhar com os nossos parceiros”, afirmou a presidente do conselho de administração dos Portos da Madeira, Paula Cabaço, sublinhando que 2025 foi o melhor ano de sempre para a indústria de cruzeiros na Região.
A responsável destacou que “estamos a falar de um crescimento a dois dígitos, em relação a um período que já tinha sido excecional, o que torna estes resultados ainda mais relevantes”.
Segundo a mesma nota, esta evolução foi destacada à margem da Seatrade Cruise Global 2026, que decorre entre 13 e 16 de abril, em Miami, considerada o maior encontro mundial da indústria dos cruzeiros.
A Madeira marca presença no evento integrada nos espaços da Cruise Portugal e da Cruise Atlantic Islands, juntamente com outros destinos nacionais e internacionais.
“A presença da Madeira na Seatrade é fundamental para reforçarmos o contacto direto com as companhias de cruzeiros e parceiros internacionais, consolidando relações estratégicas que são determinantes para o crescimento do setor”, afirmou Paula Cabaço, acrescentando que este evento constitui “um palco privilegiado para a promoção do destino Madeira junto dos principais decisores da indústria”.
Segundo a APRAM, “a excelência das infraestruturas portuárias e o compromisso com a sustentabilidade continuam a posicionar a Região como um destino relevante no mercado global de cruzeiros”.
“O nosso objetivo é promover os portos da Região, reforçar laços comerciais com os nossos parceiros e criar novas oportunidades de negócio para os Portos da Madeira e para as empresas madeirenses que trabalham diretamente com esta indústria”, concluiu.
A participação madeirense conta ainda com a presença de agentes de navegação e representantes do setor, num evento que reúne mais de 600 expositores e cerca de 80 companhias de cruzeiros.