MADEIRA Meteorologia

Críticas mantêm-se contra inscrição de madeirenses para os trilhos

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
21 Janeiro 2026
9:42

Nos pedidos de esclarecimento a Rafael Nunes, que fez uma intervenção no período antes da ordem do dia sobre as limitações impostas aos madeirenses nos trilhos da Madeira, Sílvia Silva, do PS, lembrou que o PS também já se manifestou contra as medidas. Acusou o governo de estar em guerra contra o governo central por causa do subsídio social de mobilidade, mas é o próprio executivo madeirense quem está a limitar a mobilidade dos residentes na sua própria terra.

Miguel Castro, do Chega, considerou que a plataforma de registo de visitas aos trilhos tem mais-valias. Lembrando que já foi vigilante da Natureza, e que há turistas que se perdem nas levadas, sublinhou que “um sistema em que as pessoas se inscrevam e que se saiba onde as pessoas estão naquela data, com georreferenciação dos turistas, será uma forma de segurança”Rejeitando “fetiches de governação do PS, o líder parlamentar do Chega diz que “é preciso deixar quem governa implementar as medidas”, destacando a importância para a segurança dos cidadãos”.

Depois de Miguel Ganança, do JPP, destacar o tratamento dado aos madeirenses que se veem limitados, Rafael Nunes referiu que uma das questões que o governo tem de clarificar se prende com a limitação de carga, em que a limitação da entrada de turistas nos percursos deveria deixar livre o acesso dos madeirenses.

Na mesma linha partidária, Élvio Sousa aproveitou para criticar o PSD por “estar a deitar areia para os olhos dos madeirenses” e de prepararem “artimanhas de dar com uma mão e tirar com a outra” na revisão do subsídio de mobilidade, desafiando o partido a exigir o pagamento apenas da tarifa social, de 59 e 79 euros.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual foi o resultado mais surpreendente da primeira volta das eleições presidenciais na Madeira?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas