A presidente da Câmara Municipal do Funchal destacou hoje o “serviço inexcedível” dos bombeiros sapadores da cidade, durante a cerimónia comemorativa do 137.º aniversário da Corporação de Bombeiros Sapadores do Funchal, que decorreu este sábado na Praça do Município.
A autarca deixou também uma palavra de agradecimento aos bombeiros aposentados e aos que “já cá não estão” e que contribuíram para o legado da instituição.
“O trabalho incansável de cada bombeiro e bombeira é a espinha dorsal da segurança do nosso concelho”, afirmou, enfatizando o trabalho de equipa e a contínua evolução dos serviços. O seu agradecimento estendeu-se ao comando, liderado pelo comandante José Minas, por “consolidar o papel relevante desta corporação composta por 132 elementos”.
Na presença de Micaela Fonseca de Freitas, secretária regional de Saúde e Proteção Civil, em representação do Governo Regional, a edil destacou ainda o “espírito de corporativismo” existente entre o Governo Regional e a autarquia, nomeadamente, “a excelente articulação com a Secretaria Regional de Saúde, através do Serviço Regional de Proteção Civil, onde deu como exemplos a cooperação com a entrada em vigor do novo Plano Municipal de Emergência e a realização de exercícios de grande complexidade técnica”, uma parceria que considerou “fundamental para o sucesso das operações de proteção e socorro na região”.
Por seu turno, nesta cerimónia, o comandante José Minas destacou a capacidade da corporação para “planear e executar todo o serviço operacional de forma integrada”.
Já Micaela Fonseca de Freitas sublinhou a parceria entre o governo e o município e, para o efeito, deu o exemplo prático da disponibilização de 12 bombeiros sapadores para as brigadas helitransportadas. “É um trabalho desenvolvido em equipa que tem como pontos comuns o cidadão e a proteção de todos nós”, afirmou.