MADEIRA Meteorologia

Crescimento de 6% mostra que Laurissilva “está viva e em expansão”

Data de publicação
24 Novembro 2025
14:51

O papel da Laurissilva na afirmação da Madeira e na proteção ambiental da Região está esta tarde em análise no Jardim Botânico, num fórum promovido pelo JM para assinalar os 25 anos da classificação como Património Mundial Natural da UNESCO.

Questionado sobre a importância desta distinção, Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo, Ambiente e Cultura, sublinhou que, ao encerrar o ciclo comemorativo, a Laurissilva “significa um símbolo de importância maior”, não apenas pela sua expressão territorial bastante significativa, mas também pelo “contributo muito forte para o ambiente”.

O governante destacou que, para além da dimensão ambiental, a Laurissilva permitiu “uma afirmação da Madeira bastante valiosa, por todo o trabalho feito nas últimas décadas”. Se hoje a Região pode “ostentar este reconhecimento”, disse, é porque “esta consciência da importância existia” muito antes da classificação.

Eduardo Jesus revelou ainda que a área da Laurissilva tem vindo a crescer, apontando que, segundo o relatório deste ano, registou um aumento “na ordem dos 6%”, o que, frisou, “significa que a Laurissilva está viva e em expansão”. Entre outros benefícios, lembrou que esta floresta “protege-nos das ameaças dos incêndios, permite a captação de água e tem a particularidade de nos diferenciar pela consciência” coletiva em torno da sua preservação.

O fórum ‘25 Anos Como Património Mundial da UNESCO – O Legado”’ prossegue esta tarde, com acompanhamento em direto nas plataformas digitais do JM e do projeto Na Minha Terra.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas