Bom dia! Hoje é sexta-feira!
* O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) promove, a partir de hoje, a I Oficina de Olaria de Barro, na Loja de Artesanato da Madeira. A ação, que decorre até 1 de abril, terá a orientação de Nuno Batalha, profissional que conta com uma vasta experiência na área da olaria artesanal e, particularmente, na organização de cursos de introdução à olaria e azulejaria. Trata-se de um curso de introdução à arte e ofício da olaria de barro, o qual terá a duração de 48 horas, funcionando entre as 9h00 e as 13h00, na Oficina do Artesanato situada nas instalações do IVBAM, à Rua 5 de Outubro.
* O Instituto de Desenvolvimento Empresarial, realiza hoje, pelas 10h30, no Salão Nobre da Vice-presidência do Governo Regional, a cerimónia pública de validação do termo de aceitação da decisão de financiamento, ao abrigo dos projetos do VI aviso do 'SI Funcionamento 2020'. Para a ocasião foram convidadas 25 empresas representativas de diversos setores. A cerimónia contará com a presença do vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, do secretário regional de Economia, Rui Barreto, e do presidente do IDE, Duarte Freitas.
* O grupo parlamentar do PSD visita hoje, pelas 10h30, uma exploração agrícola em modo biológico, no Caminho das Laginhas, na freguesia do Monte.
* Inserido no programa de comemoração do Centenário da 1.ª Travessia Aérea Lisboa - Funchal, acontece hoje, pelas 11h00, e para perpetuar esta efeméride, o descerramento de um marco comemorativo, em plena Avenida do Mar.
*O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita pelas 12h00 uma exploração agrícola, ao Caminho da Quebrada, na Tabua, concelho da Ribeira Brava. A exploração dedicada à produção de hortícolas em estufa, com recurso ao sistema hidropónico, integra ainda áreas de bananeiras, anoneiras, figueiras e morangueiros.
* Acontecerá hoje, pelas 12h00, a cerimónia de entrega de Certificado Madeira Safe to Discover ao Grupo Porto Bay (hotéis Porto Santa Maria, Porto Mare, Serra Golf, Eden Mar e Residence), no Hotel Vila Porto Mare, e contará com a presença de Eduardo Jesus, secretário Regional do Turismo e Cultura.
* A Blandy’s Madeira e a UauCacau fazem a apresentação oficial da caixa de trufas de chocolate para vinhos Madeira Blandy’s. O evento decorrerá na Blandy’s Wine Lodge, pelas 15h00. A prova está a cargo de Francisco Albuquerque - enólogo Blandy’s Madeira, e Tony Fernandes - chocolateiro UauCacau. Devido às medidas de prevenção à covid-19, a apresentação será só para a imprensa e respeitará as regras em vigor.
* Os músicos Norberto Cruz, Ricardo Dias e Slobodan Sarcevic realizam hoje, pelas 16h00, um concerto que ocorrerá no Museu Henrique e Francisco Franco. O projeto musical, intitulado 'EIXO', pretende obter novos ambientes sonoros através de uma leitura musical distinta, de uma leitura mais especificada. É um projeto de WORLD MUSIC - músicas do mundo - constituído pelo Norberto Cruz - bandolim, Ricardo Dias - contrabaixo e Slobodan Sarcevic - acordeão que em formato acústico apresentam o repertório diversificado. Os temas de Piazzolla, Iturral de entre outros foram escolhidos para este concerto, no qual também serão tocados temas originais escritos por Ricardo Dias. Considerando a atual pandemia e as medidas tomadas pelo Governo, o concerto contará apenas com 5 espectadores.
* Pelas 16h30, na Cúria Diocesana do Funchal, haverá a sessão de apresentação do Catálogo das Obras Impressas nos Séculos XVI - XVIII pertencente ao Arquivo da Cúria Diocesana do Funchal da autoria da Dra. Sofia Bettencourt da Silva. Estes exemplares que formam a coleção do livro antigo da Biblioteca da Cúria chegaram à Diocese do Funchal pela mão do Deão da Sé, António Joaquim Gonçalves de Andrade, que as escolheu no Depósito das Livrarias dos Extintos Conventos, para integrar a biblioteca do Seminário do Funchal.
* Hoje, pelas 18h15, inicia-se a 3.ª edição das jornadas do Teatro intitulada 'Estas Jornadas não foram canceladas'. Esta edição é composta por duas conversas. A primeira conversa decorrerá entre as 18h15 e as 19h30, conta com a participação de vários diretores de teatros nacionais que irão debater o tema 'Teatros: Entre o confinar e o desconfiar'. Pelas 19h30 terá início a segunda conversa desta edição, com a temática 'E depois? O que muda?', que será abordada por artistas que lutam pela reivindicação dos direitos dos profissionais da cultura. A conferência será realizada através da plataforma ZOOM e transmitida em direto no facebook do Teatro Municipal Baltazar Dias.