O XXIII Congresso do PS/Madeira, no qual Célia Pessegueiro será consagrada presidente da estrutura regional, decorre hoje e no domingo, no Funchal, contando com a presença do secretário-geral do partido, José Luís Carneiro, na sessão de encerramento.
A ex-presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol foi eleita líder do PS/Madeira em 13 de dezembro, substituindo Paulo Cafôfo, que se demitiu na sequência dos maus resultados do partido nas últimas eleições autárquicas, em outubro do ano passado.
A sessão de abertura da reunião magna do PS/Madeira está agendada para as 10:45 de hoje, após as votações para a Comissão de Verificação de Poderes, Mesa do Congresso e Comissão de Honra, contando com os discursos do eurodeputado Sérgio Gonçalves e do convidado Bernardo Martins.
Segue-se, às 12:00, a apresentação do relatório de atividades dos órgãos cessantes, que será feita por Paulo Cafôfo. Na parte da tarde, Célia Pessegueiro apresenta a sua moção de estratégia global, intitulada “Agir para Construir o Futuro”, que será depois discutida e votada, assim como 12 moções setoriais.
No domingo, às 12:00, são proclamados os resultados dos órgãos regionais, e às 12:30 decorre a sessão de encerramento do XXXIII Congresso Regional do PS/Madeira, com as intervenções de Célia Pessegueiro e do secretário-geral do PS, José Luís Carneiro.
O PS/Madeira é atualmente a segunda força da oposição no parlamento madeirense, no qual PSD e CDS-PP têm maioria, depois de ter sido ultrapassado pelo JPP nas regionais do ano passado.